Você já ouviu falar da Bodega Garzón? Preparando o roteiro de Punta Del Este que me deparei com a dica para visitar a vinícola e resolvi fazer o programa. Mas e aí? Vale a pena fazer o tour da Bodega Garzón? Te conto nesse post.

Um pouquinho da história da Garzón
Alejandro Bulgheroni e sua esposa Bettina tinham um sonho: construir a adega mais emblemática da vitivinicultura moderna no Uruguai. Daí surgiu a Garzón, divulgada como:
Um terroir excepcional. Uma localidade exclusiva. A influência do Oceano Atlântico sobre os vinhedos. Trabalho meticuloso em cada parcela para que as uvas se tornem em fiel expressão de sua origem. Uma adega sustentável e um portfólio de vinhos com forte identidade e sentido do local.
https://bodegagarzon.com/pt/uruguai/
De fato, a vinícola virou um emblema, um ponto a ser visitado pelos amantes de vinho e também pelos turistas curiosos, como eu.

O prédio de 19.050 m² possui 2,2 milhões de litros de capacidade. Sustentabilidade é uma das palavras-chave: a Garzón é a primeira adega sustentável fora de Norte América com certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design).
Como chegar para o tour da Bodega Garzón?
Partindo de Punta Del Este, são cerca de 70km até a Bodega Garzón, e a única forma de chegar até lá é de carro.
Grande parte do caminho a ser dirigido é percorrido em estrada de chão, sem iluminação. Se você pensa em fazer o tour no final de tarde (como eu), é importante levar isso em consideração!

Como éramos um grupo grande e todos iriam consumir bebidas alcóolicas no tour, optamos por alugar um transfer para nos levar até lá. Foi uma ótima opção!
Sobre o tour: vale a pena?
Ao chegar na vinícola já ficamos impressionados com a sua imponência e requinte. Da arquitetura ao atendimento personalizado, estar na Bodega Garzón é uma experiência completa.
Antes de iniciar o “Tour Garzón Single Vineyard”, efetuamos o pagamento e ganhamos nossas taças com cordões para carregar ao redor pescoço até a hora da degustação. Também ganhamos mantas para proteger do vento frio que sopra a partir do final da tarde.

A visita começa com um passeio pelos vinhedos. O grupo de aproximadamente 15 pessoas é levado através do local por uma espécie de carroça puxada por um pequeno trator. Esse é o momento de aprender sobre o solo e o clima da região, bem como as uvas plantadas no local. A experiência é super legal!

Encerrada a visita à parte externa, ingressamos no local de preparação e degustação de alguns dos vinhos. A grandiosidade do local, a quantidade e a qualidade dos equipamentos chamam a atenção até dos mais leigos. Essa parte do tour é feita a pé.
A terceira parada é para sentar e se deliciar com os vinhos, azeites de oliva, queijos e salames locais. Sentados numa grande mesa, fomos instruídos pela guia a degustar os vinhos e azeites conforme a combinação correta dos aperitivos uruguaios. Todos ficaram felizes e satisfeitos!

Por fim, hora das compras! A loja oferecia todos os vinhos e azeites da Garzón – aliados ao maravilhoso tax free (além do incentivo uruguaio para a utilização de cartão de crédito, que dá muito desconto).
A degustação dos vinhos
O passeio inclui a degustação de 3 vinhos Estate durante o percurso e a degustação de 2 vinhos Single Vineyard acompanhados por queijo, pão de campo e azeitonas de mesa.
O tour da Bodega Garzón com crianças
Nosso grupo contava com duas crianças (+/- 10 anos de idade) que acompanharam todo o passeio e se divertiram bastante. Na hora da degustação, eles aproveitaram o suco de uva e as comidinhas especiais apropriadas para a idade!

Valores e reservas
Você encontra todas as informações sobre valores e reservas no site oficial da Bodega Garzón, que pode ser acessado clicando aqui!
Em resumo… Sim, vale muito a pena fazer o tour da Bodega Garzón!