Neste post vamos te contar o que você precisa saber para fazer turismo na região do Vale do Douro, em Portugal: um dos locais turísticos mais famosos do país!

Se você gosta de bons vinhos, paisagens deslumbrantes e hotéis diferenciados, vale a pena planejar uma viagem para essa região. Como chegar, onde ficar e o que fazer, você confere agora! 

Turismo na região do Vale do Douro em Portugal
Vale do Douro, em Portugal

Como chegar no Vale do Douro?

De carro ou trem. O aeroporto mais próximo é o da cidade do Porto, e de lá são cerca de 130km até a região do Douro. De Lisboa, o caminho é um pouco mais longo, mas em aprox. 4 hrs (percorrendo 360km) você chega ao destino! 

A estrada N222, especificamente o trecho entre Peso da Régua e Pinhão, é considerada uma das mais belas estradas panorâmicas do mundo. Alugando um carro, você terá a experiência de dirigir por lá! 

DICA: dirigir por Portugal é super tranquilo. O importante é não esquecer de solicitar o “Via Verde” na hora de alugar um carro. O Via Verde é um aparelho que fica grudado no parabrisa e permite que você passe por todos os pedágios – que muitas vezes são apenas câmeras no meio da estrada que computam o seu trajeto, sem cobradores. É similar ao “Sem Parar” que temos no Brasil. Encerrado o aluguel do veículo, a locadora de carros irá descontar do seu cartão de crédito o valor efetivamente gasto em pedágios.

Turismo na região do Vale do Douro, em Portugal
Turismo na região do Vale do Rio Douro

Onde ficar na região do Vale do Douro?

A região mais famosa do Douro fica entre as cidades de Pinhão e Peso da Régua, então qualquer hospedagem por lá estará bem localizada! Recomenda-se ficar em uma das diversas Quintas da região. As Quintas são locais que produzem os famosos vinhos do Vale do Douro e oferecem experiências de hospedagem incríveis!

Existem opções para todos os bolsos, desde as Quintas mais acessíveis até as mais caras e luxuosas. 

Você pode conferir todas as opções de hospedagem da região do Vale do Douro clicando aqui!

Onde ficar na região do Vale do Douro: Quinta do Casaldronho

Nós ficamos na Quinta do Casaldronho, uma Quinta ainda nova, com um preço acessível e estrutura super bacana. A simpatia dos funcionários foi o que mais chamou a atenção – além da vista, é claro.

Faça sua reserva com segurança na Quinta do Casaldronho clicando aqui!

Turismo na região do Vale do Douro, em Portugal
Quinta do Casaldronho, fonte: https://www.quintadecasaldronho.com/pt/
Piscina e vista da Quinta do Casaldronho, fonte: https://www.quintadecasaldronho.com/pt/

Faça sua reserva com segurança na Quinta do Casaldronho clicando aqui!

Onde ficar na região do Vale do Douro: Quinta de S. Bernardo

Turismo na região do Vale do Douro, em Portugal
Quinta de S. Bernardo Winery & Farmhouse, fonte: www.quintadesaobernardo.com

Durante seu passeio pela região do Vale do Douro, meus pais ficaram hospedados na Quinta de S. Bernardo Winery & Farmhouse. Eles amaram! Um pouco superior à Quinta do Casaldronho, luxo e requinte são as maiores qualidades dessa Quinta. 

Reserve a Quinta de S. Bernardo clicando aqui!

Quinta de S. Bernardo Winery & Farmhouse, fonte: www.quintadesaobernardo.com
Quinta de S. Bernardo Winery & Farmhouse, fonte: www.quintadesaobernardo.com

Reserve a Quinta de S. Bernardo clicando aqui!

O que fazer na região do Vale do Douro? 

Comer e beber bem estão entre as principais atividades do local. Além, é claro, do famoso passeio de barco pelo Rio Douro e dos passeios e degustações oferecidas pelas Quintas. 

1. Onde comer e beber? 

Beber bem faz parte do pacote de turismo na região do Vale do Douro, em Portugal, afinal estamos falando de uma das regiões de vinhos mais famosas do mundo! Comer bem vem logo em seguida, e quase todas as Quintas possuem restaurantes abertos ao público. Entre eles, destaque para o restaurante da Quinta de La Rosa, que foi super recomendado. 

Turismo na região do Vale do Douro em Portugal
Quinta de La Rosa

Por lá você encontra o famoso restaurante DOC, no meio da estrada N222 – aquela considerada uma das mais belas estradas panorâmicas do mundo, lembra? A comida é excelente, mas vem com um preço alto! Vale a pena? Sim, se você puder encaixar no orçamento. 

DOC, fonte: https://www.docrestaurante.pt/
Jantar preparado pelo chefe Rui Paula

Também comemos bem no Castas e Pratos. Ao lado, existem vários outros restaurantes legais que nos foram recomendados, como o Aneto Wines e o Locomotiva Wine & Gourmet. Vale a pena conferir. 

Restaurante Castas e Pratos, Peso da Régua

2. Passeios turísticos na região do Vale do Douro

Turismo na região do Vale do Douro em Portugal
Passeio de barco pelo Rio Douro

O passeio mais famoso é de barco, pelo Rio Douro. São algumas as opções: passeios privativos (de 300-500 euros um barco pequeno, para 5 pessoas) ou passeios não-exclusivos, que custam cerca de 20 euros por pessoa. Os barcos compartilhados saem do Pinhão.  

DICA: se você vai pegar o barco compartilhado, evite o início da tarde (13h – 15h). Muitos turistas vão logo depois do almoço e os barcos ficam lotados! 

3. Degustações nas Quintas do Douro

Para quem entende de vinhos, ou quer viver a experiência, diversas Quintas oferecem passeios com degustação. É uma boa oportunidade de conhecer as Quintas mais famosas, além de provar os melhores vinhos de cada local! 

Turismo na região do Vale do Douro em Portugal
Turismo pela região do Vale do Rio Douro, em Portugal

4. Compras

Se você quer comprar bons vinhos e azeites, está no lugar certo! Você encontrará excelentes opções por 10-15 euros! Agora, se você quer comprar roupas, eletrônicos e outros produtos, este não é o local. Acrescente uma parada em Lisboa à sua viagem. 

E aí? Já sabe tudo sobre turismo na região do Vale do Douro, em Portugal? Quer mais alguma dica? Conta pra gente!