O Museu Reina Sofia, em Madrid, merece uma parada exclusiva para quem está na capital espanhola e gosta de arte. O foco é em arte contemporânea com obras incríveis dos principais pintores espanhois, contando também com obras internacionais.

museu-reina-sofia-madrid

Como chegar no Museu Reina Sofía?

Localizado no triângulo da arte junto com os outros dois museus mais importantes de Madrid, Museu del Prado e Thyssen-Bornemisza, o Reina Sofía é parada obrigatória para os amantes da arte.

Há uma estação de metrô chamada Estación del Arte, linha 1 do metrô – achei incrível – que te joga diretamente no meio do triângulo de arte. Dalí, é só seguir as placas para o museu.

Por onde começar a visita no Museu Reina Sofia?

Sua principal atração é a obra Guernica, de Pablo Picasso. O seu acervo é de arte contemporânea, com foco principalmente em artistas espanhois, como o próprio Picasso, Salvador Dalí, Joan Miró, Juan Gris.

museu-reina-sofia-madrid

Sobre Guernica (1937): É considerada a obra de arte mais importante da Espanha. Picasso foi escolhido pelo governo da Espanha para representar o país na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, em Paris. Assim, quando ele fica sabendo do ataque aéreo alemão que ocorreu na cidade de Guernica, utiliza seu trabalho como forma de protesto. O ataque foi em prol do ditador Franco, que assumiu o poder posteriorment. Por isso, o quadro ficou 40 anos em exílio nos EUA, voltando à Espanha somente em 1981, após a morte do ditador.

A curadoria permanente encontra-se no 2º e 4º andares do prédio. Eu recomendo começar pelo 2º, onde Guernica e todas as principais obras estão. No 3º você encontra exposições temporárias, também super interessante. 

museu-reina-sofia-madrid

Aliás, se você quiser ir direto ver a mais famosa obra espanhola, caminhe direto para a sala 206, 2ª piso – é lá onde você encontra a pintura de Picasso. É a única sala do museu onde não é permitido tirar fotos.

Quanto custa a entrada do Museu?

Comprando na hora a entrada para o Museu Reina Sofia, em Madrid, custa 10€, antecipado custa 8€.

O museu fica aberto das 10h às 21h todos os dias – exceto terça-feira, quando está fechado.

E, para aqueles que adoram economizar, o museu é GRÁTIS na últimas duas horas do dia. Ou seja, se você chegar às 19h (recomendo chegar uns 10 minutos antes para evitar uma fila muito longa), não paga para entrar.