O Museu Reina Sofia, em Madrid, merece uma parada exclusiva para quem está na capital espanhola e gosta de arte. O foco é em arte contemporânea com obras incríveis dos principais pintores espanhois, contando também com obras internacionais.
Como chegar no Museu Reina Sofía?
Localizado no triângulo da arte junto com os outros dois museus mais importantes de Madrid, Museu del Prado e Thyssen-Bornemisza, o Reina Sofía é parada obrigatória para os amantes da arte.
Há uma estação de metrô chamada Estación del Arte, linha 1 do metrô – achei incrível – que te joga diretamente no meio do triângulo de arte. Dalí, é só seguir as placas para o museu.
Por onde começar a visita no Museu Reina Sofia?
Sua principal atração é a obra Guernica, de Pablo Picasso. O seu acervo é de arte contemporânea, com foco principalmente em artistas espanhois, como o próprio Picasso, Salvador Dalí, Joan Miró, Juan Gris.
Sobre Guernica (1937): É considerada a obra de arte mais importante da Espanha. Picasso foi escolhido pelo governo da Espanha para representar o país na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, em Paris. Assim, quando ele fica sabendo do ataque aéreo alemão que ocorreu na cidade de Guernica, utiliza seu trabalho como forma de protesto. O ataque foi em prol do ditador Franco, que assumiu o poder posteriorment. Por isso, o quadro ficou 40 anos em exílio nos EUA, voltando à Espanha somente em 1981, após a morte do ditador.
A curadoria permanente encontra-se no 2º e 4º andares do prédio. Eu recomendo começar pelo 2º, onde Guernica e todas as principais obras estão. No 3º você encontra exposições temporárias, também super interessante.
Aliás, se você quiser ir direto ver a mais famosa obra espanhola, caminhe direto para a sala 206, 2ª piso – é lá onde você encontra a pintura de Picasso. É a única sala do museu onde não é permitido tirar fotos.
Quanto custa a entrada do Museu?
Comprando na hora a entrada para o Museu Reina Sofia, em Madrid, custa 10€, antecipado custa 8€.
O museu fica aberto das 10h às 21h todos os dias – exceto terça-feira, quando está fechado.
E, para aqueles que adoram economizar, o museu é GRÁTIS na últimas duas horas do dia. Ou seja, se você chegar às 19h (recomendo chegar uns 10 minutos antes para evitar uma fila muito longa), não paga para entrar.