O assunto não é tão complicado quanto parece, mas você pode confundir pela quantidade de nomes envolvidos de primeira. Além do Espaço Schengen e União Europeia, também temos a famosa Zona do Euro, que tem outra delimitações. 

Procurando acomodação para a sua próxima viagem? Confira os melhores preços aqui.

União Europeia

A União Europeia é formada por 28 países europeus, onde o mercado comum foi aplicado a todos através de um sistema harmonizado de leis. As políticas da UE têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. A sua capital oficial é Bruxelas, na Bélgica.

Países que não fazem parte da UE: Islândia, Noruega e Suíça.

Espaço Schengen

O Espaço Schengen é formado por 30 países europeus, onde Noruega, Suiça e Islândia estão incluídos. O objetivo é abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os territórios, por isso foram abolidos os controles de passaporte. É condição para todos os Estados que aderirem à UE aceitarem as condições estipuladas no Acordo e na Convenção de Schengen. 

Uma vez que você faz a imigração em um dos países dentro do Espaço Schengen, você pode se deslocar pelo espaço sem transtornos. Você terá 90 dias para transitar sem a necessidade de visto.

Países que não fazem parte do Espaço Schengen: Reino Unido e Irlanda

Espaço Schengen em azul.

Zona do Euro

A Zona do Euro é formada por 18 países da União Europeia e é uma união monetária, criada em 1999. Com o euro como moeda comum, as transações entre os países são simplificadas.

Países que não fazem parte da Zona do Euro: Bulgária, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polónia, Roménia, Reino Unido, República Checa e Suécia.

Agora não parece mais tão difícil não é? Se ainda ficou com alguma dúvida, nos escreva nos comentários que adoraremos ajudar!