Desde que comecei a morar a fora eu enxergo a minha cidade, Florianópolis, com outros olhos. Quanto potencial desperdiçado – digo isso por mim, claro. Assim eu resolvi pegar meu título de turista e desbravar o local que chamo de lar desde sempre – dessa vez, começando por onde eu faria se estivesse realmente turistanto, o centro histórico.

O programa “to-go” de Florianópolis é ir à praia. Infelizmente, em Junho as temperaturas não estão convidativas para um mergulho no mar. Então te convido a conhecer o centro histórico de Florianópolis comigo. Lugares por onde todo manezinho passa e dificilmente presta atenção. Se, mesmo assim, você ainda preferir o contato com a natureza à um passeio pelo centro, aqui e aqui estão dois posts com diversas opções de trilhas pela ilha.

Se você for de carro, saiba como estacionar com a zona azul e evitar multas nesse post aqui.

Procurando acomodação em Floripa para a sua próxima viagem? Confira os melhores preços aqui.

Catedral Metropolitana

A principal igreja da cidade ganhou o título de catedral em 1908, mas sua construção teve início em 1753, ficando pronta 20 anos depois. É um marco da cidade e pode servir de ponto de partida para os outros pontos históricos da cidade.

Há sempre algo acontecendo nos pés da sua escadaria, como rodas de capoeira, feiras. Por isso, quando eu estava por lá, não foi surpresa ver uma intervenção da prefeitura sobre o perigo do plástico para os nossos oceanos.

catedral florianopolis

 

Praça XV de Novembro

Logo em frente à catedral, a famosa praça XV é outro marco da cidade – não há morador que não a conheça. Localizada no coração do centro de Florianópolis, ela marca o local onde foi fundada a cidade, naquela época chamada de Vila de Nossa Senhora do Desterro. Na época, também servia de ponto entre a terra e o mar, já que a baía se estendia até os seus pés.

figueira praça XV

A árvore nasceu em 1871 e foi transportada à praça aos 20 anos. Por sua idade, há diversas lendas que a cercam, uma destinada à turistas, presta atenção:

Quem dá uma volta na figueira visitará mais uma vez a cidade. Quem busca um relacionamento precisa dar duas voltas – para namorar – ou três, para casar, todas no sentido horário. Três voltas ao seu redor de mãos dadas, em sentido anti-horário, trazem sorte.

Qual das opções você irá tentar quando visitar a Figueira?

Palácio Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina

Vizinho da Catedral e da Praça XV, o Palácio Cruz e Souza é casa do Museu Histórico de Santa Catarina desde 1986. Fiz a visita especialmente para ver a exposição temporária “A arte de Gabriel Bonfim: De Fotografia à Tactography™” feita para deficientes visuais. Achei a proposta incrível e acredito que mereça a visita de todos.

palacio cruz e sousa palacio cruz e sousa palacio cruz e sousa  palacio cruz e sousa palacio cruz e sousa palacio cruz e sousa palacio cruz e sousa

O Palácio já foi sede do governo, casa do governador, até se tornar museu. No térreo ficam as exposições temporárias. No segundo andar você pode conhecer os cômodos antigos. O jardim é de livre circulação.

Entrada: R$ 5,00 ; estudante R$ 2,00.

Mercado Público

O mercado já era mercado antes mesmo da construção do casarão. Era o local onde comerciantes e população se encontravam, de onde saíam os peixes mais frescos da cidade – já que o mar estava logo ali do lado. Foi no fim do século XIX que o mercado tomou forma. Em 2005 ocorreu um incêndio e o mercado foi quase todo reconstruído. Desde então, segue aberto todos os dias.

mercado publico floripa

É um programa ótimo para dias de sol ou chuva, depois do trabalho ou para relaxar aos finais de semana. Comida boa, bebida gelada e se você tiver sorte, música ao vivo de qualidade.

Procurando acomodação em Floripa para a sua próxima viagem? Confira os melhores preços aqui.

Cafés que valem a pena no Centro de Florianópolis

Se você quiser algo menos agitado para almoçar ou tomar um café, aqui estão minhas dicas preferidas do centro da cidade.

Fallah Coffee & Store

Aos almoços rola um buffet árabe INCRÍVEL, e o menu a la carte não deixa por menos.

Black Horse Coffee

Aos almoços servem comida tailandesa, sendo o pad thai a principal pedida. Fora isso, o menu de cafés é infinito e delicioso.