Desde que decidi ir para o sudeste asiático percebi que gostaria de pular os roteiros mais tradicionais como Tailândia e Indonésia, então fui pesquisando outros lugares igualmente paradisíacos e meu coração bateu mais forte pelas Filipinas. Aqui te mostro a minha de onde ir nas Filipinas.

O país é formado por arquipélagos, possuindo mais de 7 mil ilhas e uma população de 100 mil habitantes, sendo o sétimo país mais populoso da Ásia. Sua capital é Manila, de onde 99% dos voos internacionais chegam – os outros 1% vão para Cebu, a segunda maior cidade do país (porém partindo somente de algumas cidades asiáticas).

Procurando acomodação nas Filipinas? Confira os melhores preços aqui.

Informações gerais

Quando ir?

Bom, se tratando de Ásia é sempre importante ficar de olho nas temporadas de chuva. O melhor momento para ir as Filipinas é de Dezembro à Março/Abril, que são os meses de temperatura mais baixa – mas não se preocupe, é quente o ano inteiro, sendo as temperaturas mais baixas em torno de 25 graus.

Como chegar?

Não existem voos diretos para Manila saindo do Brasil, então sua escala dependerá da empresa aérea que decidir utilizar.

Além disso, dentro das Filipinas o melhor jeito de se locomover também é de avião, pelas distâncias serem grandes e não valer a pena pegar balsas – se você puder evitar.

O que podemos tirar disso é que não é fácil chegar nas tão sonhadas praias do país: toma (muito) tempo, e principalmente dinheiro. 

Atenção! A maioria dos voos dentro do país atrasa (ou até mesmo é cancelado!), então sempre planeje seus voos com um tempo de folga ao próximo e evite pegar o último voo do dia.

Quanto tempo ficar nas Filipinas?

Como mencionado acima, não é um país rápido de se chegar. Com isso em mente, eu diria que no mínimo 10 dias são necessários para explorar o país – sendo que você teria que escolher a dedo onde ir já que há praias belíssimas espalhadas por todo o território. 

Se você dispuser de mais tempo, acredito que 15 a 20 dias nas Filipinas seria uma viagem ideal para conhecer bem o que o país tem a oferecer.

Ok, mas onde exatamente ir?

Eu fiz muitas pesquisas antes de decidir meu roteiro – e o fiz com o coração na mão. Eu diria que se você possui 10 dias ou menos, deveria focar numa só ilha/região. Vou explicar melhor.

Manila fica ao Norte do país, e se você não dispõe de muito tempo, apesar de ser a capital eu diria que é um destino a ser evitado. Agora, se você não está contando os segundos para chegar às aguas cristalinas e mar azul turquesa, passar dois dias na capital do país antes de seguir viagem pode ser um passeio interessante.

1) Ilhas Palawan

Palawan é com certeza um dos destinos mais procurados pelos visitantes das Filipinas, onde fica a famosa praia El Nido, listadas diversas vezes entre as praias mais bonitas do mundo.

El Nido (4-5 dias)

Para chegar em El Nido, você deve pegar um voo de Manila à Puerto Escondido, e de lá pegar um transfer de 6h até El Nido. Como eu disse, não é um país onde se chega aos lugares facilmente. Porém, a recompensa é incrível.

Coron (3-4 dias)

Para chegar em Coron você deve pegar um barco de El Nido (4h no speed boat) ou um avião direto de Manila. A cidade fica no Norte do arquipélago das Ilhas Palawan e é um destino muito conhecido pelo mergulho em navios que naufragaram durante as guerras.

2) Cebu + Bohol

Cebu (4-5 dias)

A segunda maior cidade das Filipinas fica na Ilha que leva o mesmo nome. Para chegar lá, é possível partir de Manila ou de países vizinhos, como a Tailândia. Você pode escolher mergulhar com tubarões-baleia em Oslob, visitar as diversas cachoeiras em Kawasan, além de aproveitar praias lindas. É também um local recomendado para fazer mergulho.

Bohol (3-4 dias)

A ilha oferece mais que as praias: lá é possível ver as famosas Chocolate Hills – conjunto de montanhas redondinhas que parecem gotas de chocolate; Tarsier Sanctuary – um santuário para preservar a espécie dos menores primatas do mundo; Bamboo Hanging Bridge – ponte que liga duas partes da ilha feita de bambu que encanta turistas do mundo inteiro.

3) Siargao (5-7 dias)

Se existe um motivo para ir às Filipinas, este motivo é Siargao. A ilha faz parte de Surigao do Norte (cuidado na hora de comprar as passagens!) e é localizada relativamente perto de Cebu – podendo ser um adicional ao passeio.

Há voos diretos de Manila, mas o mais comum é voar de Cebu.

Siargao é conhecida por ser o paraíso dos surfistas e, da lista, é o lugar com menos infraestrutura para turistas – o que para mim, adiciona todo um charme diferente. Como todo lugar nas Filipinas, faz parte de um arquipélago e seus passeios são feitos de barco num island hopping.

4) Boracay (2-4 dias)

A ilha com maior e melhor infraestrutura para turismo do país, Boracay foi a primeira grande atração turística das Filipinas. O boom turístico alterou bastante a comunidade local que se desenvolveu em volta do novo mercado (ex. há McDonalds & Starbucks, coisa que você não sonha encontrar nas outras praias aqui citadas). É mais movimentada, com um burburinho significativo durante a noite.

Eu diria que vale a pena visitar se você tem um tempo de sobra, porém não colocaria como prioridade número um no MEU roteiro.

E você, já visitou esse paraíso? Visitou algum dos lugares que citamos acima? Conta pra gente!