Tá certo que, para quem pensa em Floripa, já vem na mente a famosa ilha da magia, com praias de areia branquinha, aquele marzão azul imenso e a vibe gostosa que só nossa cidade tem. Mas você já pensou que toda essa pressão turística sobre a cidade – e principalmente sobre o meio ambiente – pode colocar em perigo todas essas paisagens incríveis e os animais que nelas vivem? Percebi que eu não estava fazendo o suficiente pela minha PRÓPRIA cidade e então finalmente resolvi conhecer o Projeto Tamar da Barra da Lagoa.

 Entrada do Projeto Tamar da Barra da Lagoa

O que é o Projeto Tamar?

O Projeto Tamar é um projeto de preservação ambiental que tem a missão de pesquisar, conservar e fazer o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, TODAS ameaçadas de extinção.

 Tartarugas no Projeto Tamar da Barra da Lagoa

O projeto começou em 1980 e o nome escolhido é a junção das primeiras sílabas das palavras tartaruga marinha <3 Desde então, o projeto conta com 26 sedes ao longo da costa brasileira, protegendo mais de 1100 km de praias! Nem todas as 26 bases são abertas à visitação. Na verdade, apenas 6 delas são abertas ao público e a renda gerada ajuda a manter todas as outras bases que se dedicam exclusivamente à conservação das espécies.

Projeto Tamar Barra da Lagoa

A base de Floripa foi instalada em 2005 na praia da Barra da Lagoa e recebe mais de 200 mil visitantes por ano. É reconhecido oficialmente como museu aberto da tartaruga marinha, mas também reabilita tartarugas de todo o litoral catarinense.

 Tartaruga marinha da Barra da Lagoa

É importante frisar que as tartarugas que estão nas piscina nunca foram para o mar. São tartarugas de fundo de ninho, que por seleção natural não sobreviveriam a corrida e que hoje são usadas para sensibilização e educação ambiental.

Visita ao Projeto

Durante todo o dia existem atividades interativas com os visitantes e visitas guiadas, em que um guia do projeto percorre o parque explicando tudo, TUDINHO sobre as tartarugas, sobre o trabalho de recuperação das espécies, sobre como podemos ajudar e etc. Nós pegamos a primeira visita guiada da manhã e foi incrível. Para conferir os horários das visitas é preciso ligar e perguntar, mas vale muito a pena. A visita guiada dura cerca de uma hora e depois você pode ficar livre pelo parque o tempo que quiser para voltar em seus pontos preferidos.

 Visita Guiada

Outra atividade muito legal é ver a alimentação das tartarugas que acontece todos os dias às 15h30 e aos sábados e domingos às 14h, as crianças podem ajudar na alimentação e ganham um pedacinho de peixe para dar às tartarugas! Também aos sábados e domingos, as crianças podem ajudar a “dar banho” nas tartarugas com um esfregão. É uma atividade muito legal pra levar a família inteira, além de ajudar a educar os filhos sobre preservação e educação ambiental. E isso não serve só para as crianças viu, tenho certeza que vocês vão aprender muito também!

Lixo retirado do estômago e intestino de tartarugas marinhas no Projeto Tamar

Vista Geral do Parque

Um ponto bem legal do parque é que o ingresso vale para o dia inteiro, então vocês podem ir de manhã para a visita guiada e depois ir para a praia, passear pelos arredores e voltar para ver a alimentação das tartarugas.

Lojinha do Projeto Tamar da Barra da Lagoa, toda a receita convertida para ajudar o projeto

Como chegar?

O projeto fica na barra da lagoa, que é uma praia relativamente distante do centro da cidade. No próprio site do projeto eles explicam direitinho como chegar, é só clicar aqui. Eles também fizeram um vídeo super legal explicando o caminho. Eu reproduzi o vídeo aqui embaixo.

Endereço: Rua Prof. Ademir Francisco, 140, Barra da Lagoa

Ingresso e Informações Adicionais

O ingresso custa R$15 com direito à meia entrada para estudantes e crianças de até 12 anos. Idosos e crianças com menos de 1,20 m ganham cortesia. Se você quiser ir com um grupo de pessoas maior, aconselho a entrar em contato com o pessoal do projeto para agendar uma visita pelo telefone (48) 3236-2015.

O projeto fica aberto todos os dias, incluindo feriado, das 9h30 as 17h30.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.