Cancun é uma das cidades turísticas mais importantes do México e uma antiga conhecida dos brasileiros. A cidade atrai turistas de todas as idades e, dependendo da época, você vai encontrar sossego ou agito.

É bom se ter em mente qual será o objetivo da sua viagem logo antes de comprar a passagem. Se estiver atrás de tranquilidade e paz é bom fugir de temporadas e principalmente dos spring breaks americanos, pois a cidade vira uma loucura. Além disso, fora das temporadas é quando se consegue os melhores preços nos hotéis 🙂

 Playa Delfines

Eu fiz minha viagem em novembro para comemorar meu aniversário e achei a época PERFEITA. O tempo estava ótimo, a cidade vazia e sem muito agito, e isso era justamente o que eu queria <3

Os hotéis 

O esquema de Cancun é ficar hospedado nos hotéis incríveis a beira da praia com piscinas lindas e muito lazer. A maioria dos hotéis oferecem o sistema All Inclusive, que significa tudo incluído. Ou seja, você paga a diária e tem comida e bebidas (incluindo alcoólicas) liberadas o dia inteiro!!

Dê uma olhada nos melhores preços para o hotéis em Cancun clicando aqui!

Eu fiquei hospedada em um hotel chamado BelleVue. Ele está longe de ser o mais luxuoso, estruturado e bonito, mas o objetivo da viagem era gastar pouco. Eu paguei por volta de 950 dólares canadenses na época, com passagem e hospedagem no sistema all inclusive por uma semana!!!!! Sério, gente! E sinceramente, o hotel não deixou nada a desejar, pelo contrário, quarto super espaçoso, com uma vista INCRÍVEL para o mar do caribe, comida gostosa o tempo inteiro e com os pés na areia. Fiquei sabendo recentemente que o hotel foi inteiro reformado e trocou de nome para Oleo Cancun Playa e está MAGNÍFICO e SUPER LUXUOSO!! To morrendo de vontade de voltar lá, parece outro hotel!!!

 

Reserve e se hospede no Oleo Cancun Playa clicando aqui 🙂

Os passeios

Assim que chegar em Cancun, vai ter gente tentando te vender os passeios por todos os lados possíveis! Eu aconselho a comprar o ingressos com antecedência pelos sites dos parques, pois a maioria oferece descontos bem agradáveis para quem compra online.

Xcaret

Foi o passeio que eu mais ameeei! O Xcaret é um parque ecológico encantador e imenso, cheio de atividades, como snorkel, praia, rio subterrâneo, área para mergulho, golfinhos, arranhas, tartarugas, aquário e as famosas guacamaias… Também tem muitas atrações como apresentações relacionadas a cultura mexicana.

 Xcaret

Eu aconselho chegar cedinho e ficar o dia todo no parte, porque é maravilhoso. E mesmo assim, se você conseguir ver todas as atrações do parque, você pode ficar aproveitando a praia privativa com aquele mar turquesa pelo resto do dia <3 Para mais detalhes e informações sobre o parque entre no site deles. Existem pacotes combinando passeios para outros parques também!

Rio subterrâneo no Xcaret  

 Parque Xcaret

Tulum + Playa del Carmen

As ruínas de tulum são consideradas as mais bonitas ruínas Mayas do Mexico, o azul do mar é o contraste perfeito para a paisagem das ruínas. Eu sinceramente acredito que Tulum é parada obrigatória para quem visita Cancun. Inicialmente, não tínhamos a intenção de visitar as ruínas, pois íamos a Chichen Itza. O caminho para chegar à Chichen Itza é extremamente longo e de difícil acesso e como tinha chovido muito nos dias anteriores a nossa viagem, nos aconselharam a não fazer o passeio e nunca me arrependi. Tulum foi um dos lugares mais incríveis que eu já conheci.

As ruínas de Tulum

Nós optamos por alugar um carro e fazer o trajeto de 130 km da zona hoteleira em Cancún até o parque arqueológico de Tulum, um trajeto de mais ou menos 1h50min. O ingresso ao parque custou cerca de 5 dólares e o passeio acabou saindo muito barato em comparação com o que estavam querendo nos vender em agencias de turismo. Além disso, na volta, conseguimos parar e conhecer a praia mais famosa da região, a Playa del Carmen, e ainda pegamos bem o horário do pôr-do-sol. Estava maravilhoso!

As ruínas de Tulum

Playa del Carmen

Dolphinaris + Wet n Wild

Eu sempre tive na minha “bucket list” nadar com golfinhos e risquei esse desejo da minha listinha bem no dia do meu aniversário. A experiência em si foi muuuito boa, mas na época eu não tinha consciência do quanto esses animais podem sofrer sendo explorados dessa forma. Atualmente eu não concordo com parques desse tipo e não iria novamente, mas vou passar minha experiência para vocês.

Wet n Wild Cancun 

A experiência foi legal, tenho a impressão de tudo ter passado muito rápido. Eles fazem aquelas apresentações com os golfinhos, eles passam por nós e podemos tocá-los. O momento individual e de maior interação é quando você segura nele e ele te arrasta pela água por alguns metros, mas dura segundos haha. O pacote inclui também um ingresso para o parque aquático Wet n Wild e eu não me lembro exatamente o preço, pois já faz alguns anos, mas experiência toda custou cerca de 100 dólares. O parque por si só, é bem sem graça e se eu não tivesse “ganhado” o ingresso, eu provavelmente não iria… Não há tantos brinquedos e você consegue fazer tudo e ficar de saco cheio em pouco tempo, haha.

La Isla Shopping Village

O La Isla é um shoppingzinho muito amor à céu aberto e na beira do mar <3 mais lindo que isso não fica. Além disso, tem várias lojinhas para comprar presentinhos e souvenirs para todo mundo e se não bastasse tem muuuita loja boa, como Guess, Zara, Diesel, Tommy, Calvin Klein… É legal para ir dar um voltinha e já aproveitar para jantar ou comer alguma coisa por lá, porque tem vários restaurante em um deckzinho na frente do mar e é lindo!

Deck com restaurantes no La Isla Shopping Village 

Aproveitando o Hotel e a praia

É bom tirar um dia do roteiro para ficar de molho na piscina do hotel, aproveitar as atividades que eles oferecem e para desfrutar da praia de areia branquinha e mar turquesa que só o mar do Caribe consegue oferecer. Ao longo da praia, existem várias barraquinhas oferecendo aluguel de jet ski e parasail. O parasail é um paraquedas ligado a uma cadeirinha que é puxado por uma lancha e você fica lá em cima sem palavras com a paisagem. Custa em torno de 60 dólares americanos por pessoa e é muito divertido! Se você estiver com um dinheirinho sobrando, vale a pena!!

Piscina do hotel BelleVue

Dicas!

A primeira dica é: evite usar o transporte público! Digo por experiência própria. Inventamos de ir mais para o centrinho de Cancun de ônibus comum e foi uma experiência muito única, digamos assim hahah. Os motoristas são doidos e deixam todos entrarem no ónibus mesmo sem espaço e mal param pra você subir, você quase se joga pra dentro pra conseguir um lugar. E gente, falando sério, é tipo pior que o metro de São Paulo em horário de pico. Além disso, pegamos o horário da troca de turnos nos hotéis então TODOS os funcionários de TODOS os hotéis estavam esperando um ónibus. Não sei se seria diferente em outro horário., mas sei que não ousamos arriscar novamente, haha. No fim, saltamos do ónibus e pegamos um taxi.

A segunda dica é: considere alugar um carro. Principalmente se estiver com amigos e familia para dividir os custos e se você quiser conhecer os diferentes sítios arqueológicos de ruínas mayas, que são longe da zona hoteleira. Lembro de ter me impressionado com a gasolina e o aluguel do carro por serem muito baratos. E assim você consegue comprar o ingresso dos sítios arqueológicos direto na bilheteria do parque.

A terceira dica é mais uma sugestão… Se eu tivesse tido mais tempo, eu gostaria de ter ido em um cenote, que são aquelas formações em forma de caverna com um lago azul cristalino e turquesa dentro.

Cenote México. Fonte: https://www.spotmydive.com/en/news/cenotes-diving-mexico 

Cancun é um daqueles lugares que tem aquela vibe boa, eu me apaixonei e estou louca pra voltar e fazer o resto dos passeios que eu não fiz <3