**Esse post é para as pessoas que já tem um emprego garantido na Finlândia e apenas precisam passar pela burocracia de tirar sua permissão para trabalhar no país.**

Bom, se você está lendo esse post é porque a parte mais difícil (encontrar um trabalho) já passou! Os próximos passos são bem simples e eu vou te explicar nesse post.

Passo a passo:

1) Pedir o contrato de trabalho original da empresa por correio junto com um documento que contenha informações da mesma, como o Yhdistysrekisteriote, número equivalente ao nosso CNPJ, e o formulário “TEM 0.54”, disponível no site migri.fi

 

2) Dar entrada no site enterfinland.fi preenchendo os documentos necessários:

a. Escolher dentre as opções de motivos pelos quais você está aplicando e preencher o respectivo formulário no enterfinland.fi

b. Passaporte original e válido

c. Documentos originais da empresa citados acima

d. Comprovante de pagamento da taxa do visto (450 euros)

e. Comprovante de pagamento da taxa do SEDEX caso você não retire o visto em Brasília – eles mandam pelo correio depois que você assinar um contrato falando que se o visto for extraviado você não poderá responsabilizar a Embaixada.

f. Foto para o visto

3) Ligar para a Embaixada da Finlândia em Brasília e agendar o horário da entrevista.

Você pode encontrar essas e outras informções no site oficial da Embaixada da Finlândia no Brasil.

Não esqueça de levar os documentos originais na hora da sua entrevista! Documentos que eu levei extra no dia: teste de proficiência em inglês e diploma universitário.

 

Como é a entrevista?

A entrevista em si é bem tranquila, foi uma menina finlandesa que me atendeu numa salinha na entrada da Embaixada. Falamos em inglês, já que seria a língua que eu usaria para trabalhar no país. Peguei vários folhetos disponíveis sobre o país haha tirei as digitais, ela conferiu os documentos, tirou cópias do passaporte e foi isso. O passaporte não fica com eles pois o visto vem em forma de cartão, separadamente.

O que acontece depois?

Os documentos e as suas informações são mandadas para a Finlândia e aqui eles decidem se você ganhará, ou não, a permissão para trabalhar no país. Verificam se não há finlandeses com as mesmas habilidade que as suas para ser contratado no lugar de um estrangeiro, e se tudo estiver certo eles enviam o seu visto.

Enviam para onde?

O visto primeiro chega na Embaixada que supostamente te avisa (ninguém me avisou) e encaminha via SEDEX (se você optou por essa opção), ou te avisa para você voltar lá e pegar pessoalmente.

Quanto tempo demora?

O tempo de espera que consta no site da Embaixada é de até 45 dias, a decisão da minha permissão saiu no dia seguinte da minha entrevista e ficou disponível no site para eu acompanhar no outro dia (ou seja, dois dias depois). Já o meu visto chegou mais ou menos duas semanas depois da decisão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.