Como ja contei aqui no blog, durante meu intercâmbio na Coreia do Sul eu tive a oportunidade de ir em um festival de lama, chamado Boryeong Mud Festival, que acontece na praia de Daecheon em BoryeongO festival foi criado em 1998 com a ideia de promover os produtos feitos com a lama natural local – a cidade possui cerca de 136km de costa onde essa lama rica em minerais pode ser encontrada. A ideia funcionou tão bem que o evento já ganhou vários prêmios, transformando a cidade em um grande destino de verão e sendo considerado um dos maiores festivais da Coreia. 

Quando? No verão. Esse ano o evento aconteceu entre os dias 21 e 30 de Julho.

Onde? O evento acontece na praia de Daecheon em Boryeong, a 200 km de Seul. Para as pessoas saindo de Seul, existem ônibus express que conectam as duas cidades. Da cidade onde eu ficava, Gwangju, foram mais ou menos 3 horas e meia de ônibus.

+ Quer participar do festival? Procure hotel em Boryeong clicando aqui!

Quanto? O preço do ticket para um dia do festival fica em torno de 10000 won (US$ 10) para adultos, dando acesso a todas as diferentes áreas do evento.

Vista aerea. fonte: boryeongmudfestival

Assim que chegamos em Daecheon Beach, já deu pra perceber o quão popular é o festival. Estima-se que o evento já tenha recebido um total de 4 milhões de pessoas, com uma média de 400 mil turistas todo ano. Apesar da grande quantidade de pessoas, tudo ocorre de forma bem organizada. Existe um calçadão com as atividades de lama, lojas e comida; o palco fica na faixa de areia e há também muita gente na água. O evento conta com lockers (armários), que possuem uma fila longa, mas rápida. O preço pro locker fica em torno de 2000 won (US$2) e eles tem de bom tamanho, sendo possível dividir um armário em umas 3 pessoas.

Na faixa de areia ocorrem os shows do festival. Esse ano a lineup foi formada por alguns nomes conhecidos do KPOP: Psy, IU, NCT, entre outros. Além do kpop, o festival também acomoda apresentações culturais e show pirotécnico. Os shows acontecem ao longo dos 10 dias de festival, então é bom conferir a lineup com antecedência para ter certeza que não vai perder as suas apresentações e artistas favoritos. 

No calçadão ficam as atividades de lama, em um espaço separado por grades que abriga um numero restrito de pessoas. Por isso, durante o festival, é bom verificar os horários em que esse espaço vai abrir e programar-se para chegar cedo e garantir o seu lugar. Entre as atividades na lama estão: futebol, escorregadores, piscina de lama, uma “prisão” onde um monte de gente joga lama em você, uma área de massagem, wrestling, corrida de lama, zona de obstáculos, entre outros. Algumas das atividades são feitas em grupo, como por exemplo o futebol na lama!

No final do dia você provavelmente vai estar todo sujo de lama então vale a pena ir pra praia assistir os shows de dentro da água! Se você preferir tomar um banho antes de ir pra casa, existe a opção de pagar em torno de 3000 won (U$ 3) para tomar um banho em vestiários, separados entre homens e mulheres. 

fonte: boryeongmudfestival

Além das apresentações na praia, o festival possui alguns eventos paralelos como uma parada de rua que acontece na cidade de Boryeong, um show das forças aéreas, um campeonato de futebol de lama, mud games, entre outros. Você pode checar todos os eventos aqui!

Apesar de eu ter ido ao festival só por um dia, deu pra aproveitar bastante. Pra quem pretende aproveitar mais de um dia de festival, vale a pena ficar hospedado perto do local pra economizar com transporte e não ter que se preocupar com a volta para casa. Reserve com antecedência porque as opções mais baratas vão lotar rapidamente!