Na minha última viagem à Berlim, fiz couchsurfing com um casal de brasileiros veganos. Sim, coloco veganos como descrição porque foi isso que me trouxe a esse post. Eu, em contato com eles, fiquei abismada com a quantidade de opções veganas em toda a cidade! Talvez São Paulo também seja assim, mas acredito que Florianópolis (de onde eu venho) tenha 01 café vegano (que abriu recentemente, então só fiquei sabendo pelas redes sociais).

Com isso em mente, resolvi escrever esse post com alguns desses lugares. Vale lembrar que aqui estou colocando estabelecimentos veganos por essência. Há também muitas opções veganas em restaurantes que servem de tudo.

Brammibal’s Donuts

Um café especializado em Donuts veganos com mais de 10 sabores à disposição. Aceitam cartão (ponto positivivivivivissimo para a Alemanha) e abrem todos os dias das 10h às 18h. Até o café lá é selecionado de maneira diferente, pois eles fazem questão de usar ingredientes locais e saber da trajetória dos grãos desde a plantação.

 Fonte: brammibalsdonuts.com

Dandy Diner

Quem foi que disse que para ser vegano tem que se entupir de salada?

Localizado em Neukölln, onde há uma grande concentração de lugares veganos, Dandy Diner se autodenomina um fast-food estritamente vegano. Há opções de hamburguer, sanduíches, saladas e sobremesas (tem até açaí bowl!). Abre todos os dias (exceto nas segundas) das 12h às 22h.

 

Procurando acomodação em Berlim? Confira os melhores preços aqui!

 

Let it be

Tudo em um: creperia, hamburgueria & bar! Com preços convidativos, crepes em torno de 3,5 euros e hambúrgueres em torno de 8 euros, abre todos os dias das 16h às 22h e nos finais de semana abre às 13h.

 Fonte: letitbevegan.de

Além dos restaurantes/cafés citados acimas, também há uma infinidade de feiras e lojas de produtos vegan, vou citar um exemplo de cada abaixo que valem a pena:

Veganz

Loja com todos os produtos de culinária vegana que você pode imaginar, e um ponto positivo: vendem online! Queijos, leites, doces, snacks… o que não falta é opção! Também estão localizados em Praga.

Loveco

Saindo um pouco da parte de comida vegana, temos a Loveco, uma loja de roupas veganas, onde nenhuma parte da produção das roupas envolve animais e tudo segue uma linha ecologicamente sustentável. Vale a pena passar na loja ou, pelo menos, dar uma olhada no site.

The Green Market Berlin

Juntando comida, roupas, acessórios, cosméticos… enfim, estilo de vida, nasceu o The Green Market Berlin, onde todas as coisas comercializadas são veganas. A iniciativa começou em 2014 e acontece 4 vezes por ano, uma em cada estação!

 Fonte: greenmarketberlin.com

Se estiver com viagem planejada à Berlin, não custa pesquisar e ver se as datas irão coincidir com a feira!