Se você mora em São Paulo ou Rio de janeiro já deve conhecer o conceito de bicicletas compartilhadas. Se não, é muito simples! São diversas plataformas com bicicletas pela cidade (150 estações e 1500 bicicletas em 2017, aqui em Helsinque) que tem como objetivo transporte/passeios de curta duração.

Fonte: www.hsl.fi/en/citybikes 

Como funciona?

Como mencionado acima, o ideal são passeios curtos, com menos de 30 minutos de estação à estação. Passados esses 30min, você será cobrado a mais por cada meia hora.

O tempo máximo de uso seguido são 5 horas, sendo cobrados 80 euros caso esse tempo seja excedido.

Há passes diários (5e), semanais (10e) ou da estação (30e). O passe da estação vale por todo o período em que as bicicletas estão disponíveis – normalmente vai desde o começo da primavera até final de outubro. Durante o inverno as bicicletas não estão disponíveis.

 

Procurando acomodação em Helsinque? Encontre os melhores preços aqui!

 

Registrando-se!

Bom, o registro é bem simples, disponível em Finlandês e Inglês nas placas das estações. Basta seguir os passos:

1) Abrir esse site no navegador e fazer uma conta HSL – para esse primeiro passo você precisa de internet, então lembre-se de fazer isso quando estiver conectado à rede. Após o registro, você ganhará um código pessoal, além da senha de 4 dígitos que escolheu. Aqui você escolherá qual o tipo de passe quer utilizar (diário, semanal ou o da estação) e colocará os seus dados do cartão de débito/crédito.

2) Vá até uma estação, escolha uma bike, aperte o botão verde escrito “Enter”, pressione 2, coloque o seu código pessoal e aperte Enter novamente. A próxima tela pedirá a sua senha de 4 dígitos, coloque-a e aperte Enter.

3) Sua bike será liberada da estação e você pode utilizá-la de 30 em 30 minutos sem gastos extras!

 Fonte: citybikefinland.fi

Posso trancar minha bicicleta enquanto faço outra coisa?

Pode, e é bem simples. Na parte direita do guidão há uma cordinha que você deve puxar e encaixar no ferro abaixo do mesmo, há um espacinho específico bem fácil de localizar. Aperte Enter, coloque sua senha de 4 dígitos e espere fechar. Se não der certo, repita o procedimento.

Lembre-se: O relógio não para de contar o tempo quando a bike está trancada/parada fora da estação.

Por onde andar?

Você pode andar em qualquer lugar de Helsinque, em meio à rede de estações. Também existem algumas estações em Espoo, cidade vizinha, porém em menor quantidade e mais espalhadas.

Quais as regras?

Helsinque não possui ciclofaixas em toda a sua extensão, então quando não houver nada sinalizado, você deverá andar com os carros pois a bicicleta é considerada um veículo. Se estiver a pé do lado da bike, pode usar a calçada. Há calçadas destinadas para pedestres e ciclistas também, e haverá sempre uma placa indicando. Você encontra mais informações sobre isso aqui – material em inglês.

 Placas indicando o que é permitido nas calçadas

Onde devolver?

Há 150 estações espalhadas por Helsinque, o que significa que em qualquer lugar que você esteja, terá uma estação por perto. Para facilitar, há um aplicativo chamado “Helsinki Bikes” (disponível para IOS e Android) que mostra a localização exata das estações e quantas bicicletas estão disponíveis em cada uma delas. Basta colocar a bicicleta no lugar certo e esperar que a devolução seja processada pelo sistema.

  Fonte: www.visithelsinki.fi

A estação perto de mim está lotada – o que devo fazer?

Se a estação em que você quer deixar sua bike está lotada, é muito simples, prenda-a em algum lugar perto da estação (10m max), aperte Enter e o número 1. O processo de devolução é feito automaticamente. Se não der certo, é porque está muito longe ou a estação não está lotada.