Todo mundo já viveu situações de dividir a conta do restaurante, do carro alugado, da compra de tickets de forma aleatória e sem um real controle dos gastos. Não precisa nem ter viajado com os amigos para saber que é preciso ser organizado nessas horas né?

Quando os gastos acontecem de forma isolada é bem fácil de saber quem deve o que, mas quando você está viajando e todos pagam alguma coisa em dias diferentes, fica mais difícil manter o controle de cabeça (ou mesmo no caderninho).

Por já ter passado por isso algumas vezes e depois ter sido apresentada para esse aplicativo, que venho aqui compartilhar a solução com vocês! O Splitwise não é somente um app – você pode acessar a plataforma no seu computador também.

O que é?

Splitwise é um aplicativo gratuito que permite organizar e dividir as despesas com os amigos. Se as pessoas precisam compartilhar o custo de uma determinada conta basta colocar quem foi o responsável por pagá-la e quem são as pessoas que devem dividir o custo.

Seu objetivo é que no final (do mês, da viagem) as pessoas possam pagar umas às outras o que devem de uma vez só – e não em pequenos pagamentos confusos como acontece normalmente.

Como dividir a conta?

O app permite que você crie diferentes grupos para diferentes viagens ou assuntos. Cada vez que uma compra for efetuada, você deve anotar a quantia gasta e como ela foi paga.

Por exemplo, num grupo de duas pessoas você pode anotar “Pago por Maria e dividido igualmente” ou escolher a melhor opção para divisão da conta, como a imagem abaixo ilustra:

A plataforma é bem user friendly e como vocês pode notar, está disponível em português! Quando as partes acharem necessário quitar as contas, é só clicar no botão verde “Quitar conta” que duas opções aparecerão: pagar a dívida pelo Paypal diretamente ou apenas anotar que o montante foi pago em dinheiro para que o sistema entenda que os dois lados estão iguais.

No “Painel” também é possível visualizar seu balanço total, caso você utilize vários grupos ao mesmo tempo, para ver a sua situação em tempo real.

E então, quem vai pagar a conta hoje?