Você gosta de: cidades medievais? De cidades com muita história? De sair do roteiro convencional e se inspirar por cantinhos diferentes dos países? Então você vai amar Porvoo! Ela é a segunda cidade mais antiga da Finlândia e uma das seis cidades medievais do país! Além disso, fica a apenas 50km de distância da capital, Helsinque.

Procurando acomodação na Finlândia? Confira os melhores preços aqui!

 Pelas ruas de Porvoo

Pelas ruas de Porvoo

Bom, o centro histórico de Porvoo é bem pequeno e pode ser facilmente percorrido à pé. O chão é cheio de pedras irregulares então sapatos confortáveis são a melhor pedida pra esse tipo de passeio. Se você chegou de barco, como explicado do outro post, e ainda não almoçou, provavelmente estará faminto! Então vamos à isso primeiro:

Onde comer?

Gabriel 1763

Localizada na praça principal da cidade, a pizzaria é muito famosa, onde pode-se encontrar pizza de carne de rena (iguaria finlandesa) e muitos outro sabores, inclusive vegetariana. O que eu mais gostei foi que pedindo a pizza você tem direito à salada e pão no estilo self-service. Confesso que a salada deixou muito a desejar… apenas folhas verdes, mas o pãozinho… nunca comi um igual! Não sei do que é feito mas é maravilhoso, não sei nem explicar.

 Pizza metade carne de rena e metade rúcula com tomate e parma

Zum Beispiel

Fundado por alemães que estavam passeando pela cidade, se encantaram e resolveram ficar. O restaurante é também um café. Com todos os ingredientes orgânicos, faz todas as suas massas e sorvetes e tudo no restaurante é sem lactose. O menu é bem variado, contendo hamburguer, massas e peixes com acompanhamento.

Porvoon Paahtimo

Café e bar com uma proposta bem legal, as mesas do lado de fora ficam num antigo barco completamente pintado de preto, super charmoso. Eles mesmo produzem o café, que pode ser comprado no local em pacotes pequenos ou de 1kg. Não é um restaurante, mas é uma parada super interessante pela cidade, sendo o #1 no tripadvisor quando se procura restaurantes em Porvoo.

Não pode deixar de comer: doce chamado Runeberg! 

O que fazer?

Logo na chegada à cidade, seja de barco ou de ônibus, você encontrará um estande com mapas gratuitos em diversos idiomas. É só abrir o vidro e pegar o seu (pode forçar pra abrir mesmo, quase desisti achando que estava trancado mas só precisava de uma forcinha, rs)! e ali está circulado certinho o trajeto turístico a ser feito, então vamos lá explorar os principais pontos turísticos.

Como tudo nessa Finlândia é super bem preparado, também tem uma versão online que você pode encontrar aqui. Mas ainda sugiro pegar o mapinha, é muito fácil de se localizar com ele na mão.

Antiga prefeitura, hoje Museu da Cidade

Museu de Porvoo

Na principal praça da cidade, onde é realizada uma feirinha nos finais de semana, você encontra a antiga prefeitura da cidade que hoje em dia é casa para o Museu de Porvoo. Não tive a oportunidade de entrar, mas acredito que seja uma visita legal de se fazer para entender um pouco melhor da história da cidade.

Catedral de Porvoo

A catedral fica no topo de uma colina, bem perto da praça principal (aliás, tudo na cidade antiga de Porvoo fica pertinho). Quando fui visitar estava começando um casamento então não pude entrar para ver o seu interior.

A construção pegou fogo diversas vezes ao longo da história por ser de madeira, a última vez foi em 2006 por culpa de um garoto que foi condenado à 6 anos de prisão. Porém, só o telhado foi danificado e ela foi reaberta em 2008 para o público.

 Catedral

 Topo da catedral de longe, note como a construção é mais alta que as demais.

Escadaria do Diabo

A lenda diz que o próprio diabo foi o responsável por esse pedaço de pedra com “formato” de escada (ao lado tem uma escada de verdade). Essa parte não é restaurada durante o inverno, então eu não me aventuraria nessa estação pois deve escorregar bastante. Deve ser algo bem marcante pra cidade, achei engraçado ser uma das atrações!

Ruas e Parques e Estátuas

Mais que os pontos turísticos escolhidos pela cidade para serem visitados, a parte mais legal de visitar Porvoo na minha opinião é andar pelas suas ruas e admirar as construções de madeira colorida e o clima que a cidade tem. É tudo tranquilo, céu azul – com aquela chuva ocasional da Finlândia – famílias tomando sorvete no parque e turistas parando na feirinha da praça principal.

 Pelas ruas residenciais de Porvoo

 Feirinha da praça principal

 Estátua de Albert Edelfelt, famoso pintor finlandes que nasceu a 4km da cidade

Pelas ruas de Porvoo