A cidade de Porvoo localiza-se à 50hm a leste de Helsinque, é a segunda cidade mais antiga da Finlândia e uma das seis cidades medievais do país. Por esse motivo merece ser visitada, a as grandes atrações são seu centro histórico bem preservado e suas casinhas de madeira que dão um charme especial à cidade. A rua chamada Valikatu é considerada como uma das 20 ruas mais bonitas do mundo!

Procurando acomodação em Helsinque? Confira os melhores preços aqui.

Com uma distância tão pequena entre a capital da Finlândia e a cidade de Porvoo, vale a pena passar um dia por lá se você tem quer explorar o país dos lagos. Apesar dos poucos km que separam a cidade, a viagem de ferry demora aproximadamente 3,5h.

Onde comprar?

No porto que fica ao final (ou seria começo?) da Esplanadi, uma das principais praças da cidade e bem em frente ao Market Square – mesmo local em que se pega o barco para Suomenlinna. Pode-se reservar os tickets com antecedência, porém você só compra no dia da partida a partir das 9h.

Se for um grupo muito grande, aconselho fazer a reserva dos tickets, apesar de também ser possível deixar para comprar na hora, mas chegue na hora – a fila me surpreendeu!

Quando ir?

O trajeto só acontece durante os meses de primavera/verão, começando em meados de Maio e se estendendo até começo de setembro.

Horário: 10 horas da manhã

Preço: 29 euros/ida e 39 euros/ida e volta (adultos).

Como é o barco?

O barco me pareceu menor de início. Entrei e fui direto ao segundo andar que é a parte de cima, por estar um dia lindo (não esqueça o protetor e os óculos escuros como eu, rs). Depois fui ao banheiro, ao bar e finalmente percebi que era maior que o esperado. Há uma lanchonete no “subsolo” do barco que vende comida e petiscos, além de cafés e bebidas alcoólicas. Que tal uma cervejinha de café da manhã?

Passeio + almoço!

Um dos atrativos do passeio é que pela sua demora, é possível comprar um ticket com almoço e sobremesa incluídos! Então você está apreciando a linda paisagem finlandesa de florestas e muitas (muitas) ilhas enquanto almoça. O menu é fechado, consistindo na tradicional sopa de salmão – se você gosta do peixe, não deixe de experimentar durante sua estadia no país – o tradicional doce de Porvoo chamado Runeberg – em homenagem ao famoso poeta finlandês que lá viveu até o fim da sua vida – e um café.

Preço: O custo deste pacote de ticket + almoço é de 42 euros para o trecho de ida ou 52 euros para ida e volta.

DICA: Dois pelo preço de um!

Durante às segundas-feiras é possível fazer o passeio pagando um ticket para duas pessoas – apenas tickets comuns, sem o almoço incluído.

Só ida ou ida e volta?

Se você comprar ida e volta, terá apenas 3,5h na cidade, porque o barco sai de Porvoo com direção à Helsinque às 16h, chegando na capital por volta das 19:30h. Então você passa mais tempo no barco que visitando Porvoo, o que não é muito inteligente (na minha opinião). Apesar da parte turística ser bem pequena, eu acho 3,5h pouco para explorar tudo o que ela tem à oferecer, como cafés, restaurantes e suas charmosas ruelas.

Mas então… como voltar?

Aqui vem a parte boa, a viagem de ônibus entre as duas cidades demora apenas 1h para ser completada. Então depois do lindo passeio de barco você pode passear tranquilamente em Porvoo e pegar um ônibus para Helsinque quando terminar de ver tudo. O terminal fica muito próximo da cidade antiga e está marcado nos mapas turísticos da cidade.

Vale a pena pegar o barco?

Na minha opinião, mesmo que de ônibus seja muito mais rápido (e barato!), o passeio de ida para Porvoo vale muito a pena. Ver a Finlândia da água é sempre uma surpresa diferente e nos mostra o quão rico o país é no quesito natureza. É inspirador. Me fez perceber porque os finlandeses gostam tanto de se isolar em suas casas de verão no interior do país (eu mesma queria parar o barco e ficar numa das muitas casas que vimos pelo caminho haha).