Eu odeio fazer malas. É trabalhoso, cansativo, a gente sempre leva roupa demais e sempre esquece alguma coisa em casa. Por essa razão, eu decidi fazer um passo a passo e dar algumas dicas pra que você aprenda a arrumar suas coisas de forma rápida e organizada.

1 – Observe a temperatura do local

Adicione no aplicativo do seu celular a temperatura dos lugares para onde você vai viajar. Além de ver a previsão do tempo, tente ver em tempo real como está o clima por lá (já que nem sempre a previsão acerta).

Não esqueça de ver como é o clima nas horas de sol e a noite, pois normalmente pode esfriar bastante depois do pôr do sol – especialmente no outono ou em lugares com o clima desértico/árido.

Isso vai te ajudar a entender o quão agasalhado você precisará estar e, por consequência, qual tipo de roupa você deve levar.

2 – Abra seu armário e tire as peças que você gostaria de levar

3 – Monte looks

Espalhe suas roupas pela cama/mesa/sofá/chão e comece a montar looks. Essa é uma parte chata, porém pode reduzir bastante o tamanho da sua mala. Veja quais peças podem ser usadas mais de uma vez e dê preferência a elas. Se a memória é curta, fotografe os looks, assim você não perde tempo na hora de escolher as roupas durante a viagem.

4 – Faça uma limpa, seja consciente, viaje leve

Viagem para nós mortais não é momento de arrasar com mil tipos de roupa, sapatos e bolsas. É momento de andar muito, carregar peso e ficar o dia inteiro fora do hotel.

Sim, você pode usar uma calça várias vezes. Sim, 1 casaco pesado para o frio basta. E óbvio, leve poucos sapatos (os mais confortáveis). Então, das roupas que você separou, escolha apenas as que combinam melhor entre si, e o resto deve voltar para o armário.

Se a viagem é muito longa, considere procurar uma lavanderia enquanto está por lá, ou lavar algumas peças básicas no chuveiro mesmo, o que pode reduzir bastante a quantidade de roupas que você precisa carregar.

Depois de fazer uma primeira limpa, olhe tudo de novo, com certeza ainda há algo que você possa tirar!

5 – Separe sua roupa de viagem

Já aproveite para deixar num cantinho a roupa que você vai viajar. Calças confortáveis são essenciais nesse momento. Além de algumas camadas de roupa para se preparar para o frio do avião e o clima dos países de saída e chegada. Blusa de manga curta + lenço/cachecol + jaqueta + sweater são uma boa combinação, já que você estará preparado para todos os climas!

Na hora de pensar a roupa, lembre-se que aeroportos envolvem várias passadas pelo detector de metal, então opte por roupas e calçados que não vão te dar tanto trabalho.

6 – Faça sua necessaire

Separe todos os produtos que você precisa levar na necessaire.

Uma boa ideia é comprar frascos pequenos para que você não precise carregar tanto peso. Você pode encontrar esses frasquinhos em farmácia, supermercados, lojas de 1,99 e etc. Feito isso, coloque seu demaquilante, creme para cabelo, gel, pós barba, entre outros nos potinhos menores, levando apenas a quantidade que você vai utilizar.

Vai ficar bastante tempo no destino? Considere comprar shampoo, condicionar, pasta de dente e outros produtos comuns no local de destino – assim você viaja de forma mais leve. Importante: é sempre bom levar uma pequena quantidade desses produtos, afinal não se sabe se você vai encontrar uma farmácia/mercado assim que chegar no local.

7 – Proteja sua necessaire

Nos líquidos, passe uma fita ao redor das aberturas para garantir que não vazem. Com tudo pronto, enrole a necessaire em um plástico (sacola, por exemplos), para garantir que, se algo vazar, não entrará em contato com suas roupas.

8 – Ocupe todo o espaço da mala

Colocar as roupas na mala pode ser um exercício. Experimente dobrar as roupas e depois fazer rolinhos para ocupar os espaços menores. Deixei um espaço no meio da mala para sua necessaire (normalmente, as pessoas deixam a necessaire por último, mas ela acaba sofrendo muito impacto durante o transporte de bagagens no aeroporto).

Se você vai levar um casaco grande, deixe ele por último, já que ele pode servir de proteção para os objetos que estão dentro da mala. Ah, e tente sempre deixar um espaço na mala, afinal a gente sempre compra alguma coisinhas quando está viajando.

9 – Mala de mão

Roupa extra é necessária! Acreditem, eu já precisei. Não precisa ser todo o conjunto, mas apenas as peças que devem ser trocadas com maior frequência (roupa íntima, meias e camiseta).

Coloque também alguns remédios na mala de mão, especialmente os de uso contínuo. Já pensou se você fica sem mala? Sua saúde pode estar em risco!

10 – Hora de fechar a mala

Veja aqui nossas dicas sobre o que fazer antes de embarcar.

E você, tem mais dicas ou alguma sugestão? Comenta aqui embaixo!