Quando eu apliquei a primeira vez para a minha universidade canadense, alguns termos específicos me confundiram muito e me deram um pouco de trabalho no começo. Com isso em mente, resolvi escrever um pouquinho sobre alguns deles para tirar as dúvidas daqueles que estão interessados em estudar no país!

Terms

O ano letivo é dividido em 3 terms, ou “termos”, que são mais curtos que os semestres brasileiros geralmente durando 4 meses. O Fall Term acontece de Setembro a Dezembro, o Winter Term de Janeiro a Abril, e o Spring e Summer Term variando de Maio a Agosto.

O study permit requer que o estudante faça aulas no Fall e Winter Term, deixando os outros meses como opção pra quem quer fazer aulas extras durante o ano.

Credit Hours

As aulas são divididas em 3 credit hours e 6 credit hours, ambas opções constituídas de 3 horas de aula por semana. As aulas de 3 credits duram só um termo (Fall ou Winter) e as de 6 credits duram dois termos, começando no Fall Term e terminando no Winter Term (de Setembro a Abril).

Durante os termos de Spring e Summer as opções são as mesmas, porém elas acontecem num espaço de tempo menor e com um modelo mais intensivo, com as aulas de 3 credit hours geralmente durando um mês e as de 6 credit hours durante um total de dois meses.

É necessário completar um número específico de credit hours para se formar em Degrees diferentes. Por exemplo, no meu caso eu preciso completar um total de 120 credit hours para me formar no meu bacharelado de quatro anos em Administração.

Full time vs Part time

Um estudante tem o status de Full Time quando faz um mínimo de 9 credit hours durante o Fall term e durante o Winter Term. Isso pode ser três aulas de 3 credit hours em cada termo ou uma de 6 e uma de 3 credit hours. Menos que isso, o status será de estudante Part Time. Na situação daqueles que possuem o visto de estudante, o study permit (permissao obtida junto com o visto) requer que seja mantida o status de estudante full time, ou seja, é necessário fazer o número certo de aulas durante o Fall e Winter Term, porém o período de Maio a Agosto fica livre para o estudante fazer o que quiser.

Course Outline

No primeiro dia de aula você receberá o course outline que possui o mesmo conceito que o plano de ensinono Brasil. Ele vai apresentar o conteúdo que vai ser ensinado, os tipos de trabalhos, provas e projetos e seus respectivos pesos, datas importantes, o que será coberto em cada dia de aula, assim como muitas vezes uma descrição de o que precisa ser feito para conseguir uma determinada nota em termos de participação, por exemplo. É bem provável que o course outline vai ser seguido a risca então é um ótimo jeito de sentir a intensidade da aula e se organizar com antecedência.

Pre-requisites

Muitos cursos possuem pré-requisitos, então ao se registrar pra uma aula é importante checar se é necessário algum curso prévio se não você pode achar que está registrado em uma aula e ser retirado dela. Os pré-requisitos podem ser aulas feitas no ensino médio, como por exemplo um nível especifico de matemática, ou aulas feitas na universidade, como Introdução a Microeconomia para fazer a aula de nível Intermediário. Uma boa dica se você não possui um pré requisito necessário para uma aula é falar com o seu professor com antecedência – pois ele pode muitas vezes te dar permissão para fazer a aula mesmo sem o curso necessário.

*É bom manter em mente que esses termos podem variar um pouco de universidade para universidade, mas em geral eles possuem o mesmo significado.

Se você quer saber mais sobre o sistema educacional do Canadá ou sobre a vida de universitário, deixe seu comentário.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.