Conhecida por ser a casa do bom velhinho Papai Noel e pela incrível Aurora Boreal, a Finlândia normalmente é um país deixado de lado na hora de montar roteiros de viagem – principalmente por ser conhecida pelo frio intenso. Aqui listamos 4 programas imperdíveis para se fazer na Finlândia.

De fato, faz frio durante a maior parte do tempo. Porém também é um país com muito a oferecer em todas as estações do ano. Durante o verão onde você pode aproveitar a natureza do país, fazendo jus ao seu apelido de “país dos lagos”.

Observar a Aurora Boreal na Lapônia

Se algum dia você quiser encaminhar uma carta ao Papai Noel, terá que enviá-la à Lapônia. Localizada no Norte do país, é famosa por ser a casa do bom velhinho, mas também por seus hotéis de gelo e, claro, pelo seu espetáculo mais bonito: a aurora boreal. Recomenda-se os meses entre outubro e março para caçar essa beleza natural, sendo que não será certo que você a verá, pois depende das condições climáticas do dia (como em qualquer outro lugar).

Procurando acomodação na Finlândia? Confira os melhores preços aqui.

Observar ursos no nordeste do país

Já imaginou acampar em florestas onde os ursos habitam justamente para vê-los? Há toda uma estrutura de diversas empresas para que isso aconteça. Normalmente as pessoas ficam em chalés de madeira camuflados e a equipe disponibiliza comida para os ursos do lado de fora, para que eles se aproximem naturalmente. Isso é possível no nordeste da Finlândia, junto à borda com a Russia. Sempre acompanhado de excursões especializadas nesse tipo de atividades, claro.

Chalés de verão

Se você perguntar para os Finlandeses onde eles passam o verão, a resposta será sempre: summer cottages. Normalmente bem isolados das cidades e em meio à natureza, são os lugares onde os locais vão passar seus longos dias de verão. Seja pescando, fazendo sauna (paixão nacional), andando de caiaque… O que importa é se conectar com a natureza e esquecer os confortos do mundo civilizado (como a eletricidade em muitos casos).

Saunas

Como mencionado acima, as Saunas são a paixão dos Finlandeses. Não por menos, Sauna é uma palavra finlandesa. O país, com 5 milhões de habitantes, possui aproximadamente 3 milhões de saunas. Na maioria das casas, uma sauna é tão obrigatória quanto um banheiro. E se você quiser entrar no clima mesmo, é essencial pular num lago gelado após uma sessão de sauna bem quentinha.

Dizem por aí que o único local que os Finlandeses se abrem e falam com desconhecidos sem motivo nenhum é dentro de uma sauna. Então, não importa a época do ano em que ocorra a visita, você já sabe onde ir!