Quem nunca ouviu falar da Oktoberfest? Principalmente no sul do Brasil, onde temos a segunda maior do mundo (pertinho de casa, em Blumenau/SC) a festa é super tradicional! Pois bem, na terra da cerveja eles não se contentam com apenas um festival, durante a primavera ocorre a Frühlingsfest!

 

Frühlingsfest

O festival celebra a chegada da primavera, estação onde todos os alemães resolvem sair de casa devido as temperaturas mais amenas para aproveitar o sol. Até da pra perceber a mudança no humor das pessoas até nas ruas! Ela acontece no mesmo local que a Oktoberfest, na Theresienwiese aqui em Munique. Apesar de ser menor, com apenas duas tendas de cerveja (contra 11 da Oktober) é bastante animada.

 

Procurando acomodação em Munique? Confira os melhores preços aqui!

 

Uma coisa que eu não esperava são as atracões que ficam na parte de fora das tendas. Tem barracas de tudo que é tipo: muitas comidas diferentes, típicas ou não, e muitos brinquedos de parque de diversão! É um festival super legal e muito mais local que a Oktoberfest, que por ser muito conhecida costuma lotar de turistas.

 

Por dentro das tendas

As tendas são embaladas pelas músicas tradicionais alemãs, aquelas que ninguém escuta, mas todos sabem as letras e cantam com todo o coração em momentos como esse. Até os turistas acabam aprendendo depois de algum tempo.

É contagiante ver todos de pé nos bancos, cantando, bebendo e se divertindo. Os alemães usam seus trajes típicos com muito orgulho. Uma curiosidade engraçada sobre eles é que os masculinos são passados de geração em geração e “não podem” ser lavados. Nunca!

Se você está de passagem pela cidade e quer comprar sua roupa típica, há várias lojas espalhadas no centro da cidade – mas prepara-se: os preços são bem salgados!

 

Quanto custa?

A entrada para o festival é gratuita, assim como na Oktoberfest. A única parte “negativa” do festival é que os famosos litros de cerveja custam 10 euros! 9,20 na realidade, mas você sempre acaba pagando 10 e dando o resto de gorjeta. É um preço absurdo se comparado às cervejas no supermercado. Mas também você só gasta dinheiro se desejar – mas acredite, você irá querer gastar em tudo!