No começo da serra de Santa Catarina, a mais ou menos 40 minutos da capital Florianópolis, encontra-se a cidadezinha de Santo Amaro da Imperatriz. A cidade é conhecida por suas águas termais e aventuras na natureza, com áreas para camping, arvorismo, parapente e rafting. Dessa vez, meu passeio do final de semana foi um rafting descendo as correntezas do rio Cubatão!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O acesso a cidade é bem tranquilo e com muitas placas de sinalização, tanto até a cidade de Santo Amaro quanto até a chegada no ponto do início do rafting. Existem alguns empresas que fazem este passeio na cidade, sendo o Ativa Rafting a empresa responsável pela experiência que compartilharei aqui. A Ativa Rafting realiza os passeios durante o ano todo, inclusive no inverno.

A empresa é extremamente profissional e leva bem a sério a segurança dos turistas, e tudo isso sem deixar de lado a diversão. Os guias são muito animados, engraçados e bem treinados. A empresa fornece o capacete e o colete salva vidas, e oferece aluguel de roupa de borracha caso seja de sua preferência, porém todos estavam usando roupas confortáveis e tênis (não é aceito outro tipo de calçado)!

Antes de começar o passeio, todo mundo passa por uma sessão de treinamento de segurança e instrução. Os guias ensinam o que fazer se o bote virar, se alguém cair na água, como remar e os comandos necessários para todos remarem juntos. Então, após entrar no rio, o guia faz um treinamento do que foi passado.

Cada barco tem espaço para 6 pessoas mais um guia, então é super legal fechar um grupo de 6 amigos para ocupar um bote inteiro.

No total, são 20 corredeiras realizadas em um tempo de mais ou menos 2 horas e pouco. Ou seja, prepare-se para remar! As corredeiras do Rio Cubatão variam em uma classificação de 1 a 5 em uma escala de 6 níveis de dificuldade. Mas, ainda assim, algumas partes do rio são calmas e os guias separam um tempinho para um mergulho.

Não vou dizer que eu não fiquei com medo, por que eu fiquei, e muito, haha! A adrenalina foi pesada para alguém que não tem muito o perfil dos esportes radicais, mas foi incrível e no final do passeio todo o medo valeu a pena!

DICA: pertinho de Santo Amaro da Imperatriz tem um mirante com uma vista de tirar o fôlego e que vale muito a pena conhecer! Clique aqui para descobrir um pouco mais sobre o mirante da Boa Vista na serra catarinense e suas paisagens incríveis.