Localizada no sul da Alemanha, na Bavária, é sede da famosa Oktoberfest, o que faz a cidade ser consagrada mundialmente como a terra da cerveja. Foi minha casa por um ano e continuará sendo – e tendo – um pedacinho de mim pra sempre.

Munique é a terceira maior cidade da Alemanha, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, atrás somente de Berlim e Hamburgo. É a típica cidade alemã: limpa, conservadora, cheia de trajes típicos e segura, muito segura!

curiosidades munique

 Mapa da Alemanha

Se você conhece apenas Berlim, a capital do país, saiba que Munique é o seu oposto, como exemplificado acima. Sede do partido nazista durante a segunda guerra mundial, a cidade tem muita história para contar (nisso as duas são parecidas, porque o que mais tem em Berlim é história…).

Mesmo com o passado marcado, a cidade hoje é casa para muitas empresas internacionais que colocam a principal filial alemã por lá. Não é por menos que a Bavária é o maior e mais rico estado do país, responsável por mais de 18% do PIB da Alemanha. Além de tudo isso, ainda é sede do time de futebol FC Bayern de Munique, um dos melhores do mundo.

 Dia de jogo do Bayern na Allianz Arena

1. Lei de Frauenkirche

Existe uma lei na cidade que diz que nenhuma construção pode ser mais alta que as torres da Frauenkirche. A igreja foi destruída na 2a Guerra Mundial, mas manteve suas torres firmes e fortes, sem destruição. Elas eram o único meio de distinguir a cidade pela visão aérea.

Procurando acomodação em Munique? Dá uma olhada nas ofertas clicando aqui. Prometo que é seguro!

Como símbolo desse episódio, ficou estabelecido que elas seriam a maior construção de Munique. Como elas tem 99 metros de altura, pode-se perceber que a cidade não é das mais verticais. Isso lhe dá um aspecto de cidade pequena mesmo com seus quase 1,5 milhão de habitantes. Viver em Munique é ter o clima de cidade pequena num lugar onde você pode encontrar de tudo.

Caminhar por Munique é perder-se nos mínimos detalhes 

2. Lei da Pureza

A “Lei da Pureza”, estabelecida pelo Duque da Bavária em 1487, é uma lei que diz que de somente quatro ingredientes pode ser feita uma cerveja: água, malte de cevada, lúpulo e levedura de cerveja. É um dos mais antigos decretos alimentares da Europa e é seguido até hoje pelas cervejarias bávaras!

Hoje em dia, devido à regulamentação europeia, outros ingredientes são autorizados nas cervejas alemãs. Apesar disso, a maioria dos cervejeiros do país continua a seguir as prescrições do Reinheitsgebot, consideradas garantia de qualidade. Isto acontece principalmente nas marcas vendidas somente em território alemão.

3. Maior parque urbano do mundo

Englischer Garten é o maior parque urbano do mundo, com 4,17 km² deixando para trás o Central Park em NY e o Hyde Parque em Londres. É muito grande mesmo! Tem até uma onda artificial na parte sul do Isar onde os mais aventureiros surfam durante o ano todo (sim, até embaixo de neve e temperaturas negativas), sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

 Englischer Garten

 

4. Septemberfest?

A Oktoberfest na verdade ocorre mais em Setembro do que em Outubro, sua primeira edição aconteceu em 1810 para celebrar o casamento do Rei e a atração principal era a corrida de cavalos! Ainda bem que com o passar dos anos foram mudando o foco da festa haha. A partir de então foi cancelada apenas 24 vezes em sua maioria por motivos de guerras e/ou epidemias. Apesar de todos os anos o evento reunir mais de 6 milhões de visitantes, apenas 19% deles são estrangeiros!

Pôr do sol durante a Oktoberfest

Esses e muitos outros detalhes fazem da cidade ter seu ar único. Outro fato que eu adoro, mas acredito que seja da cultura alemã como um todo, é que ninguém vai se meter na sua vida nem te olhar feio por quem você é ou o modo como está vestido. Podem te olhar curiosos se você falar uma língua diferente, mas é um povo que respeita bastante o espaço alheio – assim como esperam que respeitem os deles.

Já contratou um seguro para a sua viagem? Na Europa, é obrigatório! A Seguros Promo garante as melhores tarifas do mercado – e você ainda tem 5% de desconto no boleto! Faça sua cotação clicando aqui.