Normalmente quando planejamos uma viagem começamos a defini-la pelos lugares a serem visitados e local onde iremos dormir que, normalmente, se resumem à hotéis ou albergues, também conhecidos como hostéis.

Agora imagina viajar e começar a sua experiência já pelo local onde vai dormir? (Quase) todo mundo quando viaja gosta de experimentar coisas novas, então fomos atrás de alguns lugares que são construídos de forma a fornecer ao hóspede uma hospedagem inusitada! Seja pela construção ou pelo estilo de vida que o local propõe.

Tentamos escolher locais por todo mundo para que você veja que não importa pra onde você vá, sempre é possível encontrar algo diferente – até mesmo perto de casa!

Caravan – The Tiny House Hotel: Portland, EUA

 As seis opções de Tiny House. Fonte: website do hotel.

Esse hotel aposta no conceito de Tiny Houses, em português seria Casas Pequenas, como o nome já diz. O dono quer mostrar para os hóspedes que não precisamos de casas enormes para sermos felizes e todo o necessário cabe em uma casinha pequena, o que não significa que não possa ser confortável, muito pelo contrário.

 Interior de uma Tiny House, fonte: website do hotel.

 Interior de uma Tiny House, fonte: website do hotel.

 Interior de uma Tiny House, fonte: website do hotel.

Todas as seis opções de quartos (ou Tiny Houses) no hotel vem com banheiro, água quente, aquecedor elétrico, uma sala, uma cozinha e muita arte e produtos sustentáveis feitos localmente. É perfeito para quem quer conhecer um pouco mais desse estilo de vida onde menos é mais.

Books and Bed: Tokyo/Kyoto, Japão

Interior do hostel, fonte: instagram Books and Bed.

O Books and Bed tem uma proposta super diferente, ele nao promete camas confortáveis, cobertores quentinhos ou travesseiros de pena. O que ele promete é que aquela sensação gostosa de cair no sono enquanto você lê um livro que não consegue soltar, que todo bom leitor já viveu inúmeras vezes na vida.

Exemplo de cama fonte: instagram Books and Bed.

Interior do hostel, fonte: instagram Books and Bed.

Cama à noite, fonte: instagram Books and Bed.

Você dorme literalmente no meio das prateleiras de livros! Eles não estão à venda, devem ser lidos somente dentro do hostel que possui 20 camas e um banheiro compartilhado. O espaço da cama é somente a cama mesmo, com uma tomada e um abajour para a leitura, com uma cortina aos pés da cama, onde é a entrada.

Tetris – Container Hostel: Foz do Iguaçu, Brasil 

 Exterior do Hostel, fonte: website do Tetris

A pegada do Tetris é totalmente sustentável. O hostel é chamado assim em referência ao famoso jogo de computador onde você deveria encaixar blocos de diferentes formatos que, nesse caso, são os containers reutilizados que formam o prédio do local.

Conta com diversos quartos, podendo ser compartilhado somente feminino, privativo para 2 ou até 4 pessoas, compartilhado misto ou compartilhado masculino.

 Parte externa do Hostel, fonte: website do Tetris

 Parte externa do Hostel, fonte: website do Tetris

As abordagens sustentáveis que o hostel utiliza são: telhado verde, isolamento termo-acústico por meio de garrafas pet, uso de água da chuva para abastecimento de pias e banheiros, madeira plástica que é composta por madeiras reutilizadas e compostos evitando assim o corte de novas árvores, móveis reciclados, aquecimento solar, entre outros.

Kolarbyn Ecolodge: Sundborn, Suécia

 Cabana camuflada, fonte: website do hostel

Conhecido como o hotel mais primitivo da Suécia, o Kolarbyn Ecolodge oferece uma imersão à vida na floresta. Com 12 cabanas camufladas no meio da floresta, ele não oferece chuveiro, nem energia elétrica e muito menos outros luxos. E tem mais, o hotel garante que são por essas razões que você vai amar se hospedar por lá!

 Fogueira na floresta, fonte: website do hostel

 Interior da cabana, fonte: website do hostel

Cada cabana possui duas camas de madeira sem colchões, no lugar eles colocam camadas de cobertor isolantes e uma manta de pelo de ovelhas por cima, e eles fornecem um saco de dormir para você ficar quentinho e confortável. Se estiverem em três, é só pedir uma cama extra, porém se for um grupo de 4 pessoas, serão necessárias duas cabanas.

Outro aspecto interessante é que não tem cozinha no hotel, você precisa fazer uma fogueira para cozinhar – até mesmo para fazer seu café! O que eles fornecem são os utensílios para cozinhar ao ar livre. Uma experiência bem diferente do que estamos acostumados na vida urbana, né?!

Stay in Peace – Cave Hostel: Capadócia, Turquia

 Exterior do hostel, fonte: Tripadvisor

Se viajar para a Capadócia já deve ser incrível, imagina ir para lá e ainda hospedar-se dentro de uma caverna (sem pagar rios de dinheiro)? Isso é possível com o Stay in Peace Cave Hostel!

Localizado em Göreme, uma vila da região histórica e turística da Capadócia, o hostel oferece quartos privados e compartilhados por um precinho bem camarada e todas as opções contém café da manhã incluído.

Interior dos quartos, fonte: Tripadvisor

 Interior dos quartos, fonte: Tripadvisor

BaseCamp: Bonn, Alemanha

 Visão geral do hostel, fonte: website BaseCamp

Nesse hostel alemão você tem a opção de passar sua noite em 16 caravanas vintage, trens, kombis ou em um tourbus para 16 pessoas. Todos eles se encontram dentro de um espaço para camping indoor, ou seja, não é ao ar livre.

Localizado no coração da antiga capital do país, cada caravana tem um tema diferente e foram todas estilizadas pelo designer alemão Marion Seul. Os preços variam de acordo com a opção que você escolher, mas tem para todos os gostos (e bolsos)!

Opções de acomodação, fonte: website BaseCamp

E você já se hospedou em algum lugar inusitado? Compartilhe sua experiência deixando um comentário 🙂