Que a Alemanha é o país da cerveja ninguém tem dúvida, o interessante é que cada região tem o seu estilo de cerveja que variam até o modo de degustação. Sim, degustar cerveja é uma arte, haha. Na Bavária, no sul do país, o comum é beber a cerveja no Maß, ou seja, num copo (barril) de 1l, muito utilizado na Oktoberfest. Nesse post eu te apresento a melhor cervejaria de Munique: Augustiner Brau.

Em Munique existem seis cervejarias com suas fábricas dentro dos limites da cidade: Hofbräuhaus, Paulaner, Augustiner, Hacker-Pschorr, Spaten e Aying. A mais antiga e a melhor na minha opiniao é a Augustiner Bräu.

A cervejaria foi mencionada pela primeria vez em 1328 (sim! Antes até do Brasil ser “descoberto” eles já estavam produzindo cerveja…). Foi criada pelos eremitas agostinianos, no mosteiro chamado “Haberfeld” (Haber Meadow), nos arredores de Munique.

Os monges forneceram aos duques de Wittelsbacher sua cerveja altamente valorizada até que os duques começaram a fazer a sua própria, em 1589, por meio de uma cervejaria privada – a recém-fundada “Hofbräuhaus”, também super tradicional em Munique.

Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 60% dos locais de producao foram destruídos.

Procurando acomodação em Munique? Confira os melhores preços aqui.

Existem diversos tipos de cerveja, como Weißbier, Pils, Wiesn-Edelstoff (especial para a Oktoberfest), Edelstoff… Mas a mais famosa e tradicional de todas é a Augustiner Helles, com 5.20% de teor alcoolico, que você encontra com facilidade em restaurantes e supermercados em garrafas de 0,5l.

Logo dos tipos diferentes de Augustiner. Fonte: site da cervejaria

Um fato interessante sobre a cervejaria é que eles não investem em marketing e quase não exportam para fora da Alemanha. Alguns anos atrás encontrar fora da Barávia já era uma grande surpresa, mas hoje em dia ela está mais difundida pelo país. Quando eu fui à Milao eu encontrei e fiquei muito surpresa. Claro que tive que pedir para comemorar!

Outra curiosidade é que a única vez que eu encontrei uma garrafa de 0,33l foi dentro de uma balada aqui em Munique, porque se você quiser comprar normalmente só encontra a garrafa de 0,5l. Mas não se preocupe: você acostuma rapidinho com a quantidade.

Há também em Munique restaurantes e biergartens da cervejaria, sendo o mais famoso chamado Augustiner Keller, que é um biergarten e restaurante ao mesmo tempo. A faixa de preco é 15-25€ por prato e uns 8€ o maß de cerveja.

Além dele há também Augustiner am Dante, Augustiner am Dom, Augustiner am Dom, Augustiner am Platzl, Augustiner am Gendarmenmarkt, Augustiner Bräustuben, ugustiner Großgaststätten, Augustiner Hexenkessel, entre outros… você pode encontrar a lista completa de restantes que vendem a bebida aqui.

Agora você já pode escolher um restaurante ou biergarten para degustar a sua Augustiner na próxima viagem à Alemanha!