Não basta apenas viajar atualmente, nossa geração está descobrindo que ir além e  interagir com os locais é muito mais divertido e gratificante. Contudo, não é uma tarefa fácil sair da bolha turística.

Afinal, como você vai saber sozinho os melhores lugares para visitar (tirando os pontos turísticos) de uma cidade onde nunca esteve antes e onde não conhece ninguém?

Muitas empresas, percebendo esse tipo de demanda turística, abriram seus negócios para nos ajudar nessa empreitada que é desvendar o desconhecido e abraçar uma nova cultura – mesmo que seja por alguns dias.

Pensando nisso, juntamos algumas iniciativas que conhecemos para que vocês se interessem e procurem ainda mais esse tipo de viagem! Tem de tudo… hospedagem, jantar, companhias para festas, guias locais… Confira abaixo!

Couchsurfing

Me diga um jeito melhor de interagir com os locais que dormindo no mesmo teto que eles? Impossível!

O Couchsurfing é uma plataforma que te insere no lugar onde você terá o maior contato com a cultura do local: a casa das pessoas. Sim, pelo Couchsurfing é possível ir “sufando” de sofá em sofá e hospedar-se na casa de quem vive nos lugares que você visitará.

O mais legal do Couchsurfing é que geralmente as pessoas que oferecem sua casa estão super dispostas a conhecer gente nova, tem muitas dicas legais de onde ir e o que fazer! Quer ajuda sobre como usar a plataforma e achar o host ideal? Falamos tudo o que você precisa saber aqui!

Party with a Local

É um aplicativo de celular que conecta pessoas que amam sair para curtir a noite! O objetivo do app é juntar pessoas que querem festar e estão sem companhia, seja porque é novo da cidade, está apenas de passagem ou tem amigos chatos, como brinca a própria empresa.

Não necessariamente precisa ser uma balada, pode ser um festival de música ou de cerveja artesanal… O importante é sair de casa com boa companhia! E, no caso de viajantes, saber onde estão as festas que os locais estão acostumados a ir, fugindo das armadilhas para turistas!

BonAppeteur

O objetivo dessa plataforma é juntar locais e viajantes, ou mesmo locais com locais por que não?, na melhor hora do dia: a hora de comer! As pessoas interessadas oferecem suas casas e suas habilidades culinárias para quem estiver interessado em pagar para experimentar.

O foco é fazer com que a experiência de provar algo novo, de uma cultura diferente, vá além das mesas dos restaurantes da cidade. Você estará jantando com quem realmente cozinhou quele prato, talvez uma velha receita de família, com certeza terá muita história por trás de cada garfada!

Você também pode fazer a mesma coisa em casa e oferecer a sua culinária local para as pessoas que estiverem interessadas em pagar para ver, ou melhor, provar!

Spotted by Locals

“Experiencie a cidade como um local” é a chamada do aplicativo que funciona offline, disponível para Android e IOS. A empresa, criada em 2008, possui dicas de locais em 67 cidades em todo o mundo. Os “Spotters” vivem nas cidades sobre as quais eles escrevem, falam a língua local e escrevem apenas sobre os lugares favoritos deles, além de manter as dicas atualizadas!

A empresa foi criada pois os fundadores acreditam que muitos dos problemas mundiais são criados por pessoas de diferentes culturas que não conseguem se entender. O objetivo é aumentar a compreensão intercultural, permitindo que os viajantes vejam um destino a partir da perspectiva de um local.

O ponto negativo é que o aplicativo é pago, mas é um investimento que vale a pena se você estiver viajando para uma das cidades abordadas, você pode conferir quais sao aqui.

Rental a Local Friend

Por que você vai interagir com um local se você pode alugar um? Brincadeiras a parte, a plataforma é demais.

Conecta pessoas que amam colocar o pé na estrada com aqueles que são apaixonados por onde eles vivem e têm uma grande história para contar! Mais do que apenas uma excursão, Rent a Local Friend compartilha dicas e conteúdos de formas locais, informações que não serão reveladas em livros de viagem ou guias que você encontra nas livrarias. E, claro, a essência de cada cultura e espírito local que é o que move toda a iniciativa.

“Seu assistente de viagens pessoal!”

Tudo isso é feito de forma espontânea, genuína, colaborativa e baseada em interesses, permitindo que as pessoas se conectem com aqueles que possuem similaridades ou características próprias que permitirão uma imersão total no destino de visita. Os “Amigos Locais” também são viajantes, mas dentro de suas próprias casas! Desse modo o que acontece ao montar um itinerário é que ele é 100% personalizado, adequado às suas necessidades e interesses.