Nesse post vou te contar o que você precisa saber antes de ir para Hvar, na Croácia: quando ir, como chegar e onde ficar, para que você tenha a melhor experiência possível!

A primeira informação que eu recebi – e a dita com mais orgulho entre os moradores da Ilha de Hvar – é que a região tem mais de 300 dias de sol por ano. Não por acaso a cidade de Hvar se tornou o destino preferidos dos europeus nos últimos verões. Soma-se isso à agitada vida noturna e você encontra a fórmula perfeita para a diversão européia.

A moeda do país chama-se Kuna Croata (HRK) e cada Kuna custa em torno de R$0,50.

Procurando acomodação em Hvar? Confira os melhores preços aqui.

A Ilha de Hvar é uma das mais de 1.000 ilhas da Croácia, e a cidade mais procurada pelos turistas, também chamada Hvar, localiza-se no extremo oeste. É uma cidade pequena, como todas as outras da região, com um forte no alto da colina oferecendo uma vista de tirar o fôlego, além de praias de pedras belíssimas espalhadas por toda a ilha.

 Ilha de Hvar

Quando ir?

Se o seu objetivo for badalar e ver o famoso agito do verão europeu, os meses perfeitos são julho e agosto, na alta temporada. Se seu objetivo for aproveitar a melhor época do ano num passo mais calmo, aposte em junho e começo de setembro.

A croácia em si não é um destino muito procurado no inverno por ser um país tomado pela costa, deixando-o mais atrativo para os dias ensolarados e quentes, onde o mar vira a atração principal.

Como chegar?

O jeito mais conhecido de chegar à Ilha de Hvar é pegando a balsa 635 que sai da cidade de Split, o percursos dura 1:30h. A empresa responsável pelo ferry é a Jadrolinija e você pode comprar os tickets ali na marina de Split mesmo.

Normalmente eles fazem 6 percursos por dia de Split à Ilha e fique atento pois o último ocorre às 20:30h. Além disso, saiba que o destino do ferry é a cidade de Stari Grad, que fica há uns 30min da cidade de Hvar, então se você não estiver de carro, programa-se para esse translado.

Ilha de Hvar – Hvar, no oeste e Sucuraj, ao leste

Agora, se você estiver vindo de Dubrovnik, que fica ao sul, uma ótima opção – além de mais barata – é fazer o trajeto Drvenik – Sućuraj. Drvenik fica há 2h de carro de Dubrovnik e leva 30min de ferry até Sućuraj, a cidade mais ao leste da Ilha da Hvar e que fica a  77km/1:30h de carro da cidade de Hvar.

Percurso da cidade de Hvar até Sucuraj

Quanto custa?

Split -> Stari Grad

Criança (3-12 anos): 23,5 HRK

Adulto: 47 HRK

Carro menor ou igual a 2m: 318 HRK

Carro maior que 2m: 588 HRK

Moto: 78 HRK

Bicicleta: 45 HRK

Drvenik -> Sućuraj

Criança (3-12 anos): 8 HRK

Adulto: 16 HRK

Carro menor ou igual a 2m: 108 HRK

Carro maior que 2m: 186 HRK

Moto: 60 HRK

Bicicleta: 37 HRK

Para mais detalhes, veja a tabela completa aqui.

Onde ficar?

Novamente, tudo depende do que você espera da sua experiência. Se você quiser agito, a pedida é ficar na cidade de Hvar mesmo, o mais perto do centro possível. O centro histórico da cidade é como uma vila, tudo pode ser alcançado a pé e carros não são permitidos.

Se seu objetivo for relaxar e apreciar os encantos que a Ilha tem a oferecer, diversas outras cidades podem fazer parte da sua cartela de opções como: Stari Grad, Zavaca, Dubovica, Milna, Zarace, Jelsa, Vrboska.

 Ilha de Hvar – Praia de Dubovica vista de cima