Se você leu o post sobre o que fazer em quatro dias em Berlim, sabe que meu terceiro dia por lá foi fora dos planos, fazendo uma viagem de um dia para os arredores da capital! Isso porque eu fui à Baumblütenfest! Ou melhor, ao Festival das Árvores em Flores, que acontece em Werder, há 45 minutos de trem da capital. Uma ótima opção de passeio do que fazer em Berlim na primavera!

Em 2019, o festival irá acontecer entre 27 de Abril à 5 de Maio!

Mas o que exatamente acontece por lá?

É um festival típico dessa cidadezinha fofa onde os moradores montam tendas na frente das suas casas e vendem vinhos caseiros. Um copo de vinho custa 1,5 euros! Copo de plástico mesmo, cheio de vinho haha e uma garrafa pode variar de 6 a 9 euros. Como eu fui no último final de semana, acredito que os preços estavam mais baixos porque era a última oportunidade de vender os produtos, então todas saíam por 6 euros cada.

Além dos vinhos, há uma escadaria para subir com uma vista linda da cidade e arredores, com música e comidas típicas. Eu cheguei cedo, cerca de 11h da manhã, e só havia famílias alemãs, bem local mesmo. Acho que os únicos estrangeiros éramos nós e um casal Francês haha pelo menos que deu para reconhecer pela língua/aparência. Experimentamos todos os tipos de vinhos disponíveis: morango, maçã, uva, maçã verde, rabanete (?), mirtilo, pêssego, pêra… por aí vai! São bem docinhos – o que pode ser um pouco perigoso depois de uns três copos já que começa a parecer suco.

 Galoes com os vinhos caseiros

Umas 14h, decidimos ir embora para Potsdam mas quando chegamos à rua, uma surpresa: uma multidão de jovens indo alegremente para a direção oposta da estação de metrô, todos muitos bem equipados com suas garrafas de vinho. O que fizemos? Seguimos o fluxo é claro!

Depois de uns 40 minutos andando no meio do pessoal, com música, mais carrinhos de comida pelo caminho, bebidas de tudo que é tipo – agora as famílias com seus estandes haviam ficado para trás – nos deparamos com um festival “de verdade”! Com música eletrônica, brinquedos de parque de diversão, muita bebida, muitos jovens, e como não poderia deixar de ser na Alemanha, muita polícia!

Uma vibe super descontraída e diferente do que nós estávamos imaginando. Muito legal saber que um único evento numa cidade pequena como Werder pode atrair públicos tão distintos e dar certo. Ter as duas experiências do festival foi demais!

Fotos do Festival

Depois de um tempo, resolvemos ir de vez à Potsdam para conferir o Castelo Sanssouci. O palácio é a mais antiga residência de Verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia. É frequentemente incluído na lista dos palácios alemães rivais do Château de Versailles. Embora Sanssouci seja muito menor e com um estilo diferente que o Palácio Francês, seu jardim e suas construções são lindíssimos.

Como chegar: pegando um trem regional RE1 de Berlim e saltando na estação ‘Werder (Havel)’. Custo da passagem ABC (cada trecho): 3,30 euros, vale mais a pena comprar o ticket diário que sai por 7,6 euros (ABC). Em Berlim, o trem sai das principais estações, como Hauptbahnhof, Friedrichstr., Zoologischer Garten e Charlottenburg.

Como Potsdam fica no meio do caminho entre Werder e Berlim, para ir de Werder a Potsdam é só pegar a direção contrária e parar em Potsdam Hauptbahnhof – e depois seguir viagem até Berlim.