A Oktoberfest, em português “festa de outubro”, de outubro não tem quase nada. Na realidade, ela começa sempre no primeiro sábado após o dia 15 de Setembro e termina no primeiro domingo de outubro.

A Oktoberfest, também conhecida como “Wiesn” em Munique, é um festival de cerveja da cidade, criado pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810. Na época, a festa teve como convidados todos os moradores da cidade e foi um sucesso tão grande que se repetiu no ano seguinte e foi crescendo até virar a festa mundialmente famosa da atualidade.

 Foto: google images

Nessa época do ano a cidade fica lotada e o pode-se sentir o clima de agito no ar, coisa não muito comum aqui em Munique. Em 2014 foram vendidos 6,5 milhões de litros de cerveja  e a média de visitantes esperada por ano é de 6 milhões de pessoas.

Outras informações importantes são: a entrada à festa e às tendas é franca. Paga-se somente aquilo que se consome, então é possível (mas não muito provável) ir somente visitar a festa e sentir o clima sem pesar no bolso.

 

Procurando acomodação em Munique? Confira os melhores preços aqui!

 

Como chegar?

A festa de Munique é celebrada em Theresienwiese, um parque que antigamente era localizado longe do centro e hoje está quase no coração da cidade. Para chegar até a entrada oficial do evento você deve pegar a linha de metro U4 ou U5 e parar em Theresienwiese, mas outras duas paradas também te deixam a 5 minutos da festa. As rotas alternativas são uma boa opção em horários e dias de pico como no final de semana, são elas: Goetheplatz e Poccistraße (linhas U3 ou U6).

Como você pode ver na imagem abaixo, há diversas outras maneiras de chegar à festa, como andando ou de transporte público. Uma forma legal de já entrar no clima é ir andando da estação central, Hauptbahnhof, seguindo as marcas colocadas no chão pela prefeitura!

 Fonte: MVG website

O que fazer?

A festa conta com um total de 14 barracas de cerveja de diversos tamanhos. É dentro das barracas que você encontra os Maß (caneca, que mais parece um barril, de 1L). Em 2016 um maß está saindo por 10,70€ e o preço aumenta a cada ano. Há barracas que vendem copos de meio litro por 7,70€. Eles também vendem comida típicas e outras bebidas como vinhos e Radler (cerveja misturada com refrigerante de limão, super refrescante!).

 Mapa das tendas Fonte: site oficial Oktoberfest 2016

 Tenda da Augustiner Bräu

Se você não tiver uma mesa reservada para os finais de semana, você tem que chegar super cedinho, tipo 8h da manhã. E não é exagero não, tenho amigos que chegaram às 7:15h para conseguir uma mesa que não precisa de reserva! Mas para mim a melhor opção é ir nos dias de semana, é muito mais tranquilo e dá pra visitar várias tendas numa só noite.

Procurando acomodação em Munique? Confira os melhores preços aqui!

 

Mas quem pensa que o agito está restrito às paredes das tendas, está muito enganado! A Oktoberfest é como um parque de diversões, tem de tudo! Brinquedos de todos os tipos, inclusive os clássicos como montanha-russa e roda gigante, barraquinhas vendendo souvenirs da festa, barracas de lanches típicos, doces, barracas vendendo os famosos biscoitos de gengibre em formato de coração e por aí vai… Muita gente leva os filhos para curtir o festival e há inclusive os “Family days” às terças-feiras, com desconto para crianças nos tickets dos brinquedos.

Confira mais detalhes no site oficial do evento.

 Anoitecer na Oktoberfest

O que vestir?

Se você quiser realmente entrar no clima bávaro, há diversas lojas pela cidade vendendo os trajes típicos, principalmente nessa época do ano! Eu, por exemplo, comprei o meu no caminho da festa.

Os trajes típicos são: Dirndl para mulheres e Lederhosen para os homens. Há também um estilo de Lederhosen para as mulheres que eu acho super bonitinho, é como o dos homens porém mais curto.

O traje completo da Lederhosen é com uma camisa xadrez, chapéu, meias grossas e um sapato especial. Então, mesmo que você não queira gastar com uma roupa para usar uma vez na vida, o que é muito compreensível, é possível entrar no clima como o resto da festa vestindo algo xadrez!

Lederhosen masculina & Dirndl

Oktoberfest no mundo

Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo mundo. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, entre outros.

No Brasil nós temos a segunda maior Oktoberfest do mundo, em Blumenau. Mas também celebra-se em outras cidades como Santa Cruz do Sul no RS, Marechal Cândido Rondon no PR, entre outras. Cincinnati sedia a maior Oktoberfest dos Estados Unidos. Em 2002, mais de 500 mil pessoas visitaram a Oktoberfest da cidade.

Na realidade não importa o lugar, o importante é continuar celebrando a Oktoberfest com muito estilo, tradicionalismo bávaro, e claro, bem ao gosto dos turistas, como se faz no sul do Brasil.