Quem me conhece sabe que não existe post que combine melhor comigo que esse. É que, em alguns anos, já passei por diversas situações ruins envolvendo bagagens e a única coisa positiva de tudo isso foi conseguir um pouco de experiência pra compartilhar com vocês!

Mês passado estive em Toronto e, depois de esperar muito na esteira, minha mala não chegou. Daí surge aquele sentimento ruim, aquela preocupação, unida com o cansaço de horas em um avião e o estresse prometido pela frente. Mas afinal, o que fazer numa hora dessas? Eu te ajudo.

Perdi a mala, e agora?

1 – Confira se sua mala não foi retirada da esteira e está em algum canto 

Isso é bem comum. As vezes as pessoas pegam a mala por engano e não colocam de volta na esteira, ou você demora demais pra passar na imigração e eles “limpam” a esteira para abrigar a demanda de outros voos, deixando as malas que não foram recolhidas pelos passageiros ao redor das esteiras.

2 – Se dirija ao balcão da companhia aérea responsável

Normalmente, eles estão localizados ainda no local de retirada das bagagens. Busque primeiro por lá e, se não encontrar, peça ajuda.

3 – Preencha os formulários e fique com cópias de tudo

Isso é super importante para futuros pedidos de ressarcimento junto ao seguro ou processos judiciais. Nessa última viagem, eles só quiseram me dar um papelzinho com o número da reclamação e estou tendo vários problemas. De qualquer forma, guarde tudo que te derem, anote nomes, horários, fotografe se puder, tudo é válido e vai te poupar muito trabalho mais tarde.

4 – Forneça seus dados e pegue um telefone para contato

Para que seja possível entregar sua mala, você precisa fornecer o endereço de sua hospedagem (se não estiver voltando pra casa) e algum telefone para contato, então tenha isso em mãos. Também pegue o número do setor responsável para que você possa ligar e ter notícias de sua bagagem.

5 – Aguarde

Afinal, é o que resta. Não deixe que isso estrague a sua viagem de jeito nenhum! A maioria das malas costuma chegar em, no máximo, 48 horas, então não perca seu tempo precioso se estressando com isso.

Minha bagagem veio danificada

Isso acontece muito, especialmente com compras de free shop ou com malas que quebram durante o transporte. No meu caso, a Avianca aceitou que eu despachasse as bebidas compradas no duty free de Guarulhos e depois entregou todas quebradas, enroladas em um saco de lixo, direto na minha casa. Além disso, falaram que não transportavam bebidas, que eu não poderia ter despachado e que não arcariam com os prejuízos (????). Loucura, obviamente. Conto isso pra vocês pois já ouvi outras histórias parecidas, então não caia nessa!

As companhias aéreas costumam ter um setor que controla esse tipo de ressarcimento, e você pode entrar em contato pedindo a devolução dos valores gastos com as bebidas – o que leva alguns meses para acontecer. Pra isso, tenha em mãos o ticket da bagagem, o número da reserva do voo e outras informações que podem ser úteis. Sobre as malas quebradas, nunca tive a experiência mas imagino que o procedimento seja similar.

Perdi minha mala pra sempre

Seja bem-vindo ao time e prepare-se pra esperar anos pelo ressarcimento. As companhias aéreas costumam oferecer valores indenizatórios, mas eles são baixos e muitas vezes não pagam nem a metade do que você tinha na mala. Eles vão te encher de papelada pra preencher, enumerando todos os itens que estavam dentro da mala, cor, marca, tamanho, preço e etc, algo impossível de se fazer. Além disso, você vai sentir falta das suas coisas aos poucos, o que é bem chato, mas uma hora passa.

Se você teve esse azar (acontece com poucos), está na hora de entrar em contato com a companhia e negociar um ressarcimento OU resgatar toda a documentação que você guardou durante a viagem e entrar com um processo na justiça. Se preferir, você pode entrar no Juizado Especial (sem necessidade de um advogado) pedindo ressarcimento pelos danos suportados. Se tiver notas fiscais do que estava dentro da mala, vale a pena juntar ao processo. Também é importante relatar todo o ocorrido com detalhes, juntando formulários, passagens, fotos e tudo mais que você tiver.

Quer mais dicas? Podemos te ajudar? Entre em contato com a gente!