Floripa não é feita só de praias, existem algumas opções de turismo ecológico e cultural que você pode explorar o ano todo! Hoje, conto pra vocês um pouquinho sobre o Parque Estadual do Rio Vermelho, especialmente a Trilha Ecológica que tem por lá.

Esse passeio é super legal pra todas as idades porque proporciona o contato com a natureza e a conscientização ambiental por meio de visitas guiadas gratuitas. Um guia leva os visitantes pelo percurso e conta as história dos animais da Trilha, como chegaram lá, e do Parque Estadual do Rio Vermelho. Ah! A trilha é super fácil e bem conservada (a maior parque é um deck de madeira), sendo totalmente acessível para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

+ Hotéis em Floripa? Clique aqui!

Pra quem não sabe, o local é mantido pela FATMA e abriga o NUTRAS – Núcleo de Tratamento e Recuperação de Animais Silvestres, que é um verdadeiro hospital de animais. Os animais chegam até lá por meio de apreensões da polícia ambiental (no combate ao tráfico de animais) ou com a ajuda da população, que encontra animais feridos e os leva até lá.

Ficou curioso? Clique aqui e saiba mais sobre o NUTRAS.

Os animais são tratados por lá e, se for possível a sua reabilitação, são libertados. Os animais que estão na trilha ecológica são aqueles que não podem mais ser soltos porque não tem condições de viver sozinhos em decorrência de lesões ou porque, como muitos foram criados em cativeiro, não sobreviveriam por conta própria.

DICA: Ao fim da trilha, existe um local com mesas perfeitas pra um piquenique! Leve seu lanche e curta o dia por lá, é muito bonito.

Quando: de terça até domingo, o ano todo

Horário: 10h-17h no verão e das 10h-16h no inverno (sendo que o último passeio sai 30min antes do encerramento das atividades)

Visitas guiadas: a cada 30 minutos

Duração: 45 minutos

Valor: gratuito, mas não esqueça de ajudar o lindo trabalho feito por lá deixando sua doação!

Local: Rodovia SC-406

Para mais informações, clique aqui. Para acessar o Facebook da Trilha, clique aqui