Com os documentos para o visto finalmente enviados ​​​(contei todos os passos nesse post aqui), ​​começa a longa espera pela aprovação. Aqui vou te contar um pouco sobre todo o meu processo, que levou 20 dias exatos para ser concluído. Pra dicas sobre como como enviar seu passaporte para o VAC após a solicitação do governo canadense, clique aqui!

Procurando hotel para a sua viagem? Garanta as melhores tarifas do mercado nesse link aqui. 

Dia 1 (domingo) – Envio da documentação e pagamento da taxa.

Na mesmo data em que enviei minha aplicação, recebi e-mails avisando que haviam mensagens disponíveis no meu perfil MyCic. Esses e-mails não possuem conteúdo, apenas avisam que você recebeu alguma mensagem no portal e deve checar lá diretamente!

Para ver suas mensagens, entre no MyCic por esse link: http://www.cic.gc.ca/english/e-services/mycic.asp e chegue até a tela da foto abaixo. Depois, clique em “check status and messages”:

Ali, você poderá ver as suas mensagens (aquelas as quais o e-mail se refere) e verificar o status da sua aplicação para o visto. Logo após o envio, meu status ficou como “Open” o que, de acordo com o CIC, significa que a aplicação foi recebida.

Dia 2 (segunda) – Mudança de status 

Recebi um e-mail avisando que houve uma mudança de status na minha declaração e já fiquei ansiosa. Será que tinham tomado uma decisão?

Infelizmente, nenhuma decisão havia sido tomada. Entrei no portal MyCic e não encontrei nenhuma mensagem nova e o status continuava como “Open”, tudo igual ao Dia 1. Então descobri que quando o CIC começa a processar a aplicação ele notifica sobre uma mudança no status, o que deve ter sido meu caso. Ou seja, estão analisando meu pedido.

Dia 10 (terça) –  Nenhum sinal até agora e falta pouco mais de um mês pra viagem!

Dia 11 (quarta) – Nova mensagem e pedido de envio do passaporte

Parece que me ouviram ontem! Recebi um e-mail dizendo que havia uma mensagem pra mim no portal MyCic. Fiz o login, olhei o status da minha aplicação e continuava igual ao Dia 1, mas lá embaixo havia uma mensagem dizendo pra eu enviar meu passaporte. A mensagem não falava a decisão do visto, apenas que “uma decisão foi tomada”, mas imagino que seja positiva pra estarem solicitando meu passaporte, certo?

Dia 12 (quinta) – Enviando o passaporte e mudança de status

Um dia depois de receber a mensagem do CIC, enviei meu passaporte para o VAC (Visa Application Center) responsável, e conto o passo a passo aqui nesse post!

Também recebi um e-mail falando de uma mudança de status na minha aplicação. Entrei no portal MyCiC e continuava a mesma coisa…

Dia 13 (sexta) – Recebimento do passaporte pelo VAC (VFS Global)

Dia 16 (segunda) – Contato com o VAC

Até o momento não tinha recebido nenhuma informação sobre o recebimento do meu passaporte e código de rastreamento do processo. Liguei para o VAC e falaram que levam até 48 horas para fazer contato. De qualquer forma, enviei e-mail para o mailapp.cansao@vfshelpline.com e solicitei meu código, que foi enviado alguns minutos depois.

Dia 18 (quarta) – Mudança de status, aplicação aprovada

Não recebi e-mail nenhum, mas resolvi entrar no portal MyCic e encontrei uma mudança de status.

Isso significa que meu visto foi finalmente aprovado e devo receber meu passaporte de volta nos próximos dias!

Dia 19 (quinta) – Envio do passaporte pelo VAC

Dia 20 (sexta) – Recebimento do passaporte

Recebi o passaporte já na sexta pela manhã. A validade do visto acompanha a data de vencimento do passaporte, e como o meu foi recém feito tenho o visto canadense pros próximos 10 anos! Achei meio estranho que o visto não tem foto, mas pelo jeito é assim mesmo.

Procurando hotel para a sua viagem? Garanta as melhores tarifas do mercado nesse link aqui. 

Enfim, espero que tenha ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre como foi meu processo de espera, lembrando que o seu pode ser diferente! 

Boa viagem pra todos nós!!