Continuando a saga para a obtenção do visto de turismo canadense, nesse post eu explico pra você como enviar o seu passaporte para o VAC (Visa Application Centre) após receber o e-mail do governo canadense solicitando o envio. Você também pode ler sobre como tirar o visto canadense de turismo clicando aqui e quanto tempo meu processo levou clicando aqui.

Já garantiu o seu hotel no Canadá com os melhores preços? Clique aqui e navegue pelas ofertas.

Depois de fazer todo o processo de aplicação e 11 dias de espera, recebi uma mensagem no portal MyCiC solicitando que eu enviasse o passaporte pra eles, ou melhor, para o VAC. Essa foi a carta que recebi:

Basicamente, essa mensagem diz que:

1- uma decisão foi tomada sobre o meu pedido de visto

2 – eles precisam do meu passaporte pra finalizar o processo

3 – preciso mandar meu passaporte + uma cópia dessa carta

4 – deve haver pelo menos uma página em branco no meu passaporte

5 – o passaporte deve estar válido pelo tempo que pretendo ficar no Canadá

6 – eles não podem emitir um visto além da data de expiração do passaporte (ou seja, o seu visto terá a validade do seu passaporte)

7 – o passaporte deve ser recebido em 30 dias da data da carta ou a aplicação será recusada!

E agora? Como fazer? Vamos por passos:

1 – descobrindo para onde enviar seu passaporte:

Entre na página www.cic.gc.ca/submit. Lá, eles vão pedir pra você conferir alguns itens que respondeu no “Application Form”. Você pode checar isso no arquivo que salvou no seu computador ou, se não tiver mais acesso, pode checar pelo próprio portal MyCic.

Encontrado o Application Form (IMM5257E) no Portal MyCic: entre no portal MyCic pelo link http://www.cic.gc.ca/english/e-services/account.asp e faça login pelo “Continue to GCKey”. Entrando no portal com seu login e senha e respondendo as perguntas de sempre, você deve procurar pela seção “View my submitted applications” e clicar em “Check status and messages”.

Na próxima página, vá até o final da tela e clique em “View submitted application”:

Abrirá uma página com todos os documentos que você fez upload pra enviar ao governo canadense e você pode visualizar o Formulário IMM5257 clicando em cima dele ou fazendo o download, clicando com o botão direito no arquivo e selecionando “abrir com -> Adobe Acrobat Reader.

Você deve conferir as respostas que deu aos itens 7 e 9 do formulário. As orientações do governo canadense são as seguintes:

  1. Se você respondeu SIM na questão 9, use o país que você indicou na questão 7

  2. Se você respondeu NÃO na questão 9, use o país que você indicou na questão 9

Basicamente, o que eles querem saber é em qual país você está agora. Eu sou residente do Brasil (questão 7) e fiz a aplicação no mesmo país que estou residindo (questão 9), então devo enviar o passaporte para algum lugar dentro do Brasil.

Na página com as instruções de envio (www.cic.gc.ca/submit), você deve clicar na letra do país que vai enviar o passaporte (de acordo com suas respostas para as perguntas acima). Como o meu é o Brasil, cliquei na Letra B, encontrei “Brazil” e apareceram as instruções:

Vamos às principais informações:

1 – Posso enviar meu passaporte por correio ou entregar pessoalmente

2 – Devo incluir a carta que recebi (aquela que mencionei no começo do post)

3 – Devo incluir minhas informações de contato, incluindo e-mail, telefone e endereço para retorno

4 – Devo incluir o pagamento das taxas do VAC – Visa Application Centre, e o formulário de consentimento do VAC que está disponível no website do próprio VAC.

Logo depois, eles dão o link do VAC mais próximo pra mais informações, o do Brasil é esse aqui: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/ e, boa notícia, está em português!

O que são os VACs? São centros espalhados pelo mundo, operados por empresas terceirizadas, que prestam o serviço de apoio administrativo para a emissão do visto canadense. No Brasil, a empresa responsável é a VFS Global que, como eles dizem no site, presta alguns serviços como “o recebimento de pedidos de visto, taxas e devolução de passaportes em envelopes lacrados com resultados para os solicitantes. O CVAC também pode auxiliar no agendamento de entrevistas em nome do Consulado do Canadá.”.

Eu fiz meu processo online, como você pode ver clicando aqui, mas você pode contratar a VFS Global pra te auxiliar desde o começo. Mesmo se você optar por fazer o processo online e sozinho, na hora de mandar o passaporte terá que utilizar os serviços da empresa.

2 – Reunindo seu passaporte e documentos para enviar ao VAC:

Clicando aqui você encontra todas as informações sobre como enviar seu passaporte para o VAC. Você pode entregar o passaporte em mãos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. Se, como eu, você não mora em nenhuma delas, vai precisar enviar por correio todos esses documentos:

– Passaporte

– Termo de Consentimento do VAC assinado (clique aqui)

– Comprovante de pagamento das taxas – depósito em dinheiro na “boca do caixa”

– Folha com dados de contato com nome, telefone, e-mail e endereço para retorno do passaporte (não existe um modelo, apenas escreva numa folha qualquer)

– Carta do CIC solicitando o envio do seu passaporte

DICA: para imprimir a carta, talvez você precise fazer o download e abrir no Adobe Acrobat Reader. Quando tentei imprimir a minha direto da internet, os campos com meus dados e código de barras ficaram em branco.

PAGAMENTO DAS TAXAS (clique aqui para ver os valores):

1. Serviço de transmissão segura de passaporte para o Consulado Canadense a pedido do CIC (para todos) = R$ 72,37 por passaporte em 2016.

+

2. Taxa de serviço de entrega do passaporte em casa (por zonas e dependendo de qual VAC você vai enviar). Como estou em SC, vou enviar para SP que fica mais perto (então a taxa é da Zona C) = R$ 73,88 em 2016.

Sabendo os valores, você deve visitar “qualquer agência do Banco Santander no Brasil e realizar o depósito em dinheiro diretamente no caixa para pagar a taxa de processamento de sua solicitação e a taxa de retorno via courier na conta corrente da VFS. Não utilize caixas eletrônicos e/ou transferência bancária como forma de pagamento. Essas formas de pagamento não são aceitas pela VFS.”.

Atenção: Deve-se fazer o depósito para o VAC que você vai utilizar – no meu caso SP – e os dados bancários você encontra aqui!

Conta da VFS de São Paulo (meu caso):

Banco Santander

Agência: 0729

Conta corrente: 13000778-0

CNPJ: 13.531.190/0003-87

Beneficiário: Vfs Brasil Servicos De Preparacao De Documentos Ltda

* Atenção: guarde o comprovante pois precisará enviar para a VFS!

ENDEREÇO PARA ENVIO: você pode encontrar os endereços dos três VACs nesse link: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/contact_us.html. Envie seu passaporte para o VAC mais próximo da sua cidade se vai utilizar o serviço de correio, acaba ficando um pouco mais em conta!

São Paulo (meu caso):

Avenida das Nações Unidas, n. 12.551, salas 1809 e 1810, 18o andar

World Trade Center São Paulo

São Paulo – SP. Brazil CEP 04578-903

Atenção: você pode entregar o passaporte em mãos no VAC mais próximo, bem como pegar o passaporte lá! Se morar em São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro, ou se estiver passando por lá, você pode deixar o passaporte, pegar, ou ambas as coisas e isso barateia um pouco o processo.

3 – Enviando os documentos e passaporte ao VAC:

Um dia depois de receber a carta, já saí de casa com meu passaporte, carta do CIC impressa, folha com meus dados e Termo de Consentimento do VAC assinado.

Minha primeira parada foi no Banco Santander, e fiz um único depósito da soma das taxas que deveria pagar (meu namorado também está fazendo o processo, mas cada um fez seu depósito pra ter o comprovante separado).

Depois disso, seguimos para os correios. Coloquei meus documentos num envelope fornecido pelo SEDEX, preenchi o endereço, escolhi mandar com AR (aviso de recebimento) e gastei uns 50 reais. Mandei meu passaporte e do meu namorado na mesma correspondência para o VAC e chegou no outro dia em São Paulo.

4 – Hora de esperar e acompanhar

Com os documentos recebidos pelo VAC, resta acompanhar todo o processo pelo site da VFS Global com o código que eles enviam por e-mail até o retorno do passaporte com o visto. Você pode saber mais sobre todo o meu processo e acompanhamento clicando aqui. 

Já garantiu o seu hotel no Canadá com os melhores preços? Clique aqui e navegue pelas ofertas.