O Lago Königssee é considerado um dos lagos naturais mais limpos da Alemanha e o terceiro mais profundo, com 192 metros de profundidade. Localizado no sudeste da Bavária, pertinho da fronteira com a Áustria, o lago faz parte do Parque Nacional Berchtesgaden. Tem 8km de comprimento e 1,2 km de largura e sua água é gelada mesmo no verão por conta das montanhas e da sua profundidade.

A cor da água é o que mais chama a atenção de quem está passeando, um verde esmeralda belíssimo e super transparente! É incrível!

 

 Lago Königssee | Foto: Paulo Chen

 

Trapiche para pegar o barco | Foto: Paulo Chen

Como chegar?

De Munique para Köonigssee é possível ir de trem regional, comprando o Bayern Ticket. É necessário pegar o trem até Berchtesgadener Land e depois o ônibus 848 e andar por 5 minutos até chegar no Lago. Depois, é necessário pegar um barquinho para explorar o Lago e o Parque. O ticket custa 17,50 euros por adulto para todas as paradas. Grupos acima de 20 pessoas tem desconto.

O que fazer?

São muitas as atividades oferecidas pelo Parque. No verão, é possível andar de bicicleta, fazer trilhas, escaladas, nadar, pescar. Já no inverno as atividades mudam para esqui ou snowboarding, esportes que envolvam neve. Há uma história de 1964 quando o lago estava congelado e as pessoas caminhando em cima do gelo, um cara foi de carro!! E lógico que afundou… Só foram achar o carro em 1997 numa profundidade de 100 metros, e por razões ecológicas nunca o retiraram de lá. Fica o aviso pra nunca dirigirem sob um lago congelado haha. Pra ir de um lugar ao outro do lago você precisa pegar o barquinho que sai a cada 15 minutos.

 

Barco elétrico ao fundo | Foto: Paulo Chen

 

 Paisagem no meio do parquet | Foto: Paulo Chen

Como é feito o passeio?

O passeio pelo Lago se dá através de um barco elétrico (alemães levam a preservação da sua natureza muito a sério) com um guia dando as informações em alemão e em inglês. Apesar de haver mais detalhes na versão em alemão, ele explica direitinho em inglês também.

Uma das partes mais legais do passeio é quando eles desligam o barco e tocam um trompete. A montanha à frente ecoa a música, e é lindo demais! Como se a natureza estivesse se comunicando através da música mesmo e com aquela paisagem… realmente imperdível! 

Há três possíveis paradas depois de pegar o barco: a primeira onde é possível sair para trilhas, a segunda dando atenção especial à Igreja da região e a última também com variadas trilhas e um restautante. Eu fui até a última pra fazer a trilha até a cachoeira mais alta da Alemanha, com 470 metros de altura, a Röthbachfall.

A igreja se chama St. Bartholomew e é o símbolo de Königssee, só pode ser visitada pegando o barco do tour. A famosa igreja, cujos primeiros componentes são do século 12, está situada numa península. É uma igreja bem diferente externamente das que estamos acostumados a ver no resto da Alemanha.

 

 Igreja ao fundo | Foto: Paulo Chen

A trilha para a Röthbachfall é de acesso fácil e dura aproximadamente 1h30min, dependendo do seu ritmo. São tantas as paisagens de tirar o fôlego que você poderá demorar mais haha. Não é possível chegar muito perto da cachoeira, mas é possível observá-la já de longe. Muito bonita!

DICA: Na volta da cachoeira, pare na casinha que está logo abaixo. Lá há uma cerveja feita com a água do lago, puríssima. Uma lembrança muito legal de se ter ou para presentear alguém. Durante o passeio de barco, o guia nos explicou que a água é própria para consumo mas eles tem “coisa melhor” para tomar, haha!

 

 Bar no meio da trilha para tomar leite ou cerveja – você escolhe! | Foto: Paulo Chen

 

 Lago Königssee | Foto: Paulo Chen

Quando eu fui estava um dia lindo de muito sol, então não resistimos e fomos tomar um banho no lago mesmo sabendo da sua água gelada. E na verdade a superfície é quentinha (em junho, num dia ensolarado), o fundo que é bem gelado, então se você ficar flutuando não sente frio! E olha, nadar com aquela paisagem é algo que eu irei lembrar pra sempre, super recomendo mesmo se for pra passar um friozinho!

DICA: O “bar” oferece banheiro gratuito então é possível trocar de roupa ali mesmo pra continuar o caminho de volta sequinho.