Não é preciso ir tão longe pra matar a saudade de viajar. Eu e minha família escolhemos um fim de semana pra explorar a serra catarinense e conhecer um pouco mais do nosso estado. Decidimos conhecer a serra do Rio do Rastro, os cânions, as vinícolas de São Joaquim e o morro da Igreja – uma viagem que estávamos querendo fazer faz um bom tempo.

Com 3 dias disponíveis (sexta, sábado e domingo), conseguimos conhecer bastante coisa! Dividimos mais ou menos assim:

Dia 1 (vermelho) = viagem + Serra do Rio do Rastro

Dia 2 (roxo) = vinícolas de São Joaquim

Dia 3 (amarelo) = Cânion da Ronda, Urubici e Morro da Igreja

Como chegar? 

Para essa viagem, você vai precisar de um carro. É o único jeito de realmente explorar a região.

DICA: se puder, opte por carros altos, estilo jeep, já que várias estradas estão bem destruídas e carros menores podem ter certa dificuldade para trafegar.

Onde ficar?

Minha maior exigência para encontrar um hotel: ter um bom aquecimento! A oferta de hotéis não é muito grande nessa área, a maioria consiste em pousadas familiares e elas lotam alguns meses antes.

Toda a nossa programação foi de última hora – como sempre – então a maioria das opções não estavam mais disponíveis, mas vou falar aqui sobre alguns hotéis que vi.

Para escolher onde ficar, é importante saber o que você quer conhecer! Os lugares mais famosos por ali são: a Serra do Rio do Rastro, a rota dos Cânions, o parque eólico, as vinícolas de São Joaquim e o Morro da Igreja perto de Urubici. Aqui vão algumas dicas pra você pesquisar:

Em Bom Jardim da Serra (logo após a Serra do Rio do Rastro):

Rio do Rastro Eco Resort

Me parece o melhor e mais conhecido da região. Uma ótima opção pra quem pretende passar bastante tempo curtindo a estrutura do hotel e pode pagar um valor mais alto pelas diárias.

Clique aqui para ver as melhores ofertas para Rio do Rastro Eco Resort 🙂 

 Cabana com vista para o lago, fonte: www.riodorastro.com.br/gallery

Para mais informações sobre amenidades e preços, clique aqui!

Hotel Fazenda Rota dos Cânions

Fiquei nesse hotel e gostei bastante. As diárias também são caras, mas não tanto quanto as do Eco Resort. Pra quem não pretende investir tanto num hotel pois vai fazer passeios pela região, mas ao mesmo tempo quer desfrutar de trilhas guiadas, passeios a cavalo e se afastar da cidade, o hotel é uma boa escolha.

Quarto do hotel

 A beleza da propriedade

A localização é ótima pra quem quer conhecer os cânions e a Serra do Rio do Rastro, mas fica um pouco afastado das vinícolas de São Joaquim (52 km) e de Urubici (76 km). Isso não impede que você dirija até lá, inclusive foi isso que nós fizemos!

Lareira que aquece o restaurante do hotel

Para mais informações sobre amenidades e preços, clique aqui!

Em São Joaquim:

São Joaquim Park Hotel

Gostei muito desse hotel quando pesquisei, mas não consegui vaga. Fica na cidade de São Joaquim, bem centralizado, e é um pouco mais contemporâneo que o resto das hospedagens da região. Se você procura por hotéis com um estilo menos familiar, mais urbano, essa é a escolha pra você.

Fonte: saojoaquimparkhotel.com.br/galeria

Em Urubici:

Urubici Park Hotel

Também fez parte da minha pesquisa, mas acabei não escolhendo esse hotel pois preferi ficar mais perto de São Joaquim. O hotel fica bem localizado no centro de Urubici (a cidade é uma graça) e me parece uma boa opção pra quem optar por se hospedar nessa área.

Fonte: portalurubici.com.br

Para mais informações sobre amenidades e preços, clique aqui!

Já ficou em algum desses lugares? Tem alguma outra sugestão de hospedagem ou passeio? Fale conosco pelo colecionandocarimbos@gmail.com. Vamos adorar ouvir você!