Fazia bastante tempo que eu queria conhecer a Serra do Rio do Rastro. Primeiro dia de viagem, saímos de Florianópolis só pelas 11 horas, correndo contra o tempo pra chegar antes do pôr do sol na Serra do Rio do Rastro. A viagem até lá é tranquila, são aproximadamente 220 km e 3h30min dirigindo pelo caminho mais curto, mas sempre considere um pouco de movimento e, por consequência, um atraso ao passar pelas cidades maiores.

Caminho de Florianópolis até a Serra do Rio do Rastro, fonte: google.com/maps

Atenção: as estradas estão bastante danificadas na SC 390 (a partir de Turbarão), então tenha cautela ao dirigir para não ter problemas na estrada!

A Serra do Rio do Rastro tem pouco mais de 1.400 metros de altitude e consiste em 34 km de estrada, sendo 7 km com as famosas curvas tortuosas e pista estreita. De acordo com o site, são precisamente 284 curvas, algumas chegando aos 180 graus, e você pode encontrar mais informações sobre a serra e sua história clicando aqui.

Serra do Rio do Rastro

Chegando na famosa estrada da Serra do Rio do Rastro, o percurso começa a ter uma certa emoção. A subida pode ser um tanto demorada e requer um pouco de paciência, já que caminhões de porte grande trafegam por lá e diversas vezes, ao se cruzarem, não encontram espaço pra passar. Aí são necessárias muitas manobras e várias tentativas até que o trânsito volte a fluir.

DICA: não chega a ser difícil dirigir na serra, mas se você é mais estressado/ansioso no trânsito e não quer ter essa experiência, opte por fazer o caminho da Serra do Rio do Rastro no sábado ou no domingo quando o movimento de veículos pesados diminui consideravelmente.

Subindo a serra, existe alguns poucos lugares pra você parar e admirar a paisagem, mas com certeza a melhor vista é do Mirante da Serra, localizado logo após a subida. Lá, você também encontra um estacionamento amplo e cafés e lojinhas, então vale a pena reservar um tempo pra essa parada!

Vista do Mirante da Serra

Mirante da Serra, um ótimo lugar pra apreciar a vista e tirar fotos

Vista do Mirante da Serra

Lojinha no estacionamento do mirante (que também conta com um café)

Depois de parar no Mirante da Serra, seguimos viagem até nosso hotel (que falei nesse post), e ainda encontramos algumas paisagens lindas antes do sol se por.

Paisagens da SC 390

Já fez essa rota? Sabe alguma dica legal? Fale com a gente nos comentários ou pelo colecionandocarimbos@gmail.com!