Precisa tirar um visto de estágio para a Alemanha? Cada caso é um caso quando se trata de visto, são documentos, prazos e muita espera!

Primeiramente, para obter esse tipo de visto é obrigatório ser estudante e comprovar o vínculo com a instituição de ensino para a empresa que deseja trabalhar. No meu caso, eu estava me candidatando para diversas empresas pelo programa Talentos Globais da AIESEC e todas as vagas da Alemanha já informavam a necessidade de ser estudante.

 

Está procurando hotel? Dá uma olhada nesses preços! 

 

Só é possível ser estagiário na Alemanha durante 12 meses e a taxa para a emissão do visto é de 60 euros, pagos em reais ainda no Brasil. Além disso, não é obrigatório (mas é recomendável) saber falar alemão, mas isso depende da empresa que você escolher! Eu fui aceita somente com inglês.

Depois de ser aceito pela empresa alemã, vem toda a parte burocrática. Pra você ir ao Consulado, precisa de todos os documentos originais listados abaixo e duas cópias (nao precisam ser autenticadas) dos mesmos:

– Contrato de estágio com a remuneração;

– ZAV*;

Requerimento de residência;

– Seguro saúde;

Declaração do artigo 55º;

– Duas fotos 3×4 recentes em fundo claro.

Outros tramites necessários para fazer o requerimento do visto e demais documentos para os outros tipos de visto como au pair, curso de alemão, trabalho e pesquisa podem ser encontrados aqui.

Preste atenção em quanto você irá ganhar no estágio!! Caso você ganhe menos de $670,00 euros por mês, precisará de mais documentos que podem ser encontrados no site do Consulado Alemão, nesta página. Se o estágio for realizado em menos de três meses, não é necessário visto – apenas a aprovação do ZAV.

*O ZAV é um documento que a empresa precisará enviar a você junto com o contrato, pelo correio, é feito lá na Alemanha e demora até 4 semanas para ficar pronto (o meu ficou pronto em duas).

Quanto tempo demora para chegar a documentação da Alemanha no Brasil?

Eu moro em Florianópolis e chegou em uma semana. Já ouvi casos que demoraram 60 dias. Quando eu liguei para a Central de Correios, me informaram que poderia demorar até 50 dias úteis e que a minha encomenda não tinha rastreador – eu só saberia quando estivesse saindo para entrega na minha casa. Se puder pedir para a empresa mandar do modo mais rápido (e mais caro), melhor!

Como marcar um horário no Consulado?

Para os Consulados de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, o agendamento é realizado online. É super fácil e prático, só escolher entre as datas disponíveis e depois escolher um horário. Não precisa de comprovante. Acredito que para os outros, é necessário ligar durante o horário de atendimento para agendar.

No meu caso, tive que ir no Consulado de Porto Alegre, pois é ele quem atende os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e a data mais próxima que consegui foi para 10 dias depois. Já no agendamento para São Paulo teria para o dia seguinte, se eu quisesse. Então é sempre bom marcar com antecedência.

Foto: www.veer.com

Como é pedir um visto de estágio no Consulado?

É bem prático. Você vai no dia e horário do seu agendamento (é recomendável chegar sempre 15 minutos antes) e espera ser chamado. Então entrega todos os documentos, originais e em cópia. Se houve algum erro na documentação, você poderá arrumar na hora. Depois você aguarda mais um pouco até ser chamado novamente para tirar as digitais. Caso queira retirar o visto no local, o passaporte pode ficar com você. Eu tive que pedir para enviar por correio, então paguei uma taxa de R$ 35,00 e deixei meu passaporte com eles. Apesar de terem falado comigo em inglês na hora de tirar as digitais, acredito que não seja necessário o domínio de outra língua para retirar o visto.

Quanto tempo demora para sair o visto?

Eu fui dia 19/02 entregar minha documentação em Porto Alegre e me disseram que demorava até quatro semanas (no site dizia que poderia demorar até 6). Felizmente, recebi dia 29/02, apenas 10 dias depois. Não posso afirmar que sempre acontece isso, até porque a mulher que me atendeu disse que se eu recebesse antes do prazo seria apenas sorte.

Recebi o visto. E agora?

Você deve ter percebido que recebeu apenas para três meses de permanência. Não se assuste, é assim mesmo! Todos os vistos para a Alemanha duram apenas 3 meses. Chegando no país, você deve ir o mais rápido que puder para o Departamento de Estrangeiros da sua cidade e pedir o visto de residência. É esse visto que lhe dará o tempo total da sua estadia no país.

Inclusive, eu falo sobre como estender o visto de permanência, além de outras providências necessárias ao chegar no país, aqui no blog (só clicar aqui).

No total, desde o requerimento do ZAV até receber o visto em mãos, meu processo demorou um mês e meio – mas, acredite, pareceu o triplo do tempo! Minha dica é ficar tranquilo e seguir os passos direitinho que tudo vai dar certo!