Já pensou como seria a experiência de estudar fora? Muitas vezes o sonho parece distante. Apenas não entendemos todos os passos para alcançá-lo, principalmente financeiramente. Já falamos aqui no blog que o visto de estudante é uma das portas de entrada à vida europeia. Por isso, nesse post, vamos te mostrar diversas bolsas internacionais direcionadas também a estudantes brasileiros.

Procurando acomodação para a sua próxima viagem? Confira os melhores preços aqui.

Se o seu objetivo não é estudar, mas fazer um estágio internacional, clique aqui.

bolsas internacionais para estudantes brasileiros

Bolsas brasileiras: para estudar em qualquer lugar

  • CNPq Scholarships – A organização brasileira CNPq tem uma lista com diversas bolsas internacionais para alunos brasileiros. Como ela é do governo brasileiro, o estudante deve voltar ao país quando seus estudos terminarem e ficar no mínimo dois anos aqui. 
  • Instituto Ling Graduate Scholarships – Bolsas internacionais para estudantes que querem cursar MBA, MPA, LLM (direito). Mestrado em engenharia e em jornalismo também participam. 
  • Kodak Student Scholarships Program – Bolsas internacionais para estudantes de determinados países (incluindo o Brasil) para estudar cinema e produção de cinema.

Para estudar na Ásia

Para estudar na Europa

  • Capes-Humboldt Research Fellowship – Pós-doutorado para pesquisadores brasileiros na Alemanha.
  • Edinburgh Global Latin American Masters Scholarships – Bolsas de mestrado para estudar no Reino Unido oferecidas pela Universidade de Edimburgo para estudantes latino-americanos. 
  • Government funding to study in the UK – UKCISA lista diversas bolsas financiadas pelo governo do Reino Unido para estudar por lá.
  • Lund University Global Scholarship – Bolsas para estudantes não-europeus para estudar na Suíça, em Lund, tanto para mestrado quanto para bacharelado. 
  • LAC-CAF Scholarships– Bolsas de mestrado para países em desenvolvimento para se aprofundar em assuntos relacionados à América Latina na Universidade de Oxford, no Reino Unido. 
  • The Newton Prize – Bolsas para estudantes de países parceiros, Brasil incluído, para participar de projetos financiados pelo instituto Newton.
  • Orange Tulip Scholarship Program – Bolsas internacionais para estudar na Holanda. Financiada pelo OTS Brazil, incluí todos os níveis, de bacharelado à pós-doutorado. 
  • Santander Scholarships – Bolsas internacionais para estudantes de países desenvolvidos na América Latina, Ásia, Europa e Estados Unidos para estudar na LSE, London School of Economics. Outras universidades do Reino Unido também estão no acordo. 
  • University of Nottingham Latin America Masters Scholarship – Nove bolsas de até £5,000 cada para estudantes latino-americanos que forem aceitos na Universidade de Nottingham. 
  • University of Sheffield – Vasto número de bolsas internacionais para estudantes brasileiros estudarem no Reino Unido, na universidade de Sheffield.

bolsas internacionais para estudantes brasileiros

Para estudar nos EUA

Para estudar na Áustrália e na Nova Zelândia

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Lembre-se que para aplicar para as bolsas de estudos, você precisa apresentar as cartas de aceite da(s) universidade(s) desejada(s). Sem um convite formal, você não participa da seleção. Ou seja, antes de começar o processo das bolsas, você tem que começar os processos nas próprias universidade. Fique atento aos prazos!